RAPEL

Grupo cuida da saúde do corpo e da alma através do rapel

Desde 2018, os “Caçadores de Aventura” desbravam cachoeiras na região em busca de emoção e paz interior
Por: Ralph Diniz | Categoria: Esporte | 25-01-2023 09:19 | 1412
Grupo de amigos se reúne todos os finais de semana para praticar o rapel
Grupo de amigos se reúne todos os finais de semana para praticar o rapel Foto: Divulgação

“Caçadores de Aventura”, este é o nome de um grupo amigos que está ganhando um número maior de adeptos em São Sebastião do Paraíso. Homens e mulheres de diversas idades se reúnem praticamente todos os finais de semana para explorar a natureza, desafiar suas habilidades e cuidar da saúde física e mental em um esporte emocionante: o rapel.

O rapel é uma atividade física de descida vertical por cordas e equipamentos próprios. Ela é geralmente praticada ao ar livre em montanhas e cachoeiras e tem se tornado muito popular entre os amantes de esportes radicais nos últimos anos. Além de proporcionar benefícios físicos, como condicionamento cardíaco e muscular, o esporte também tem efeitos positivos na mente dos praticantes, como aumento da confiança e diminuição do estresse.

O grupo “Os Caçadores de Aventura” foi criado em 2018 por José Geraldo, conhecido no meio esportivo paraisense como “Xaropinho”, corredor de rua experiente, tendo conquistado diversos bons resultados para a cidade. Além disso, ele possui 15 anos de experiência no rapel.

Com a liderança do atleta, os Caçadores de Aventura buscam explorar a natureza e desafiar suas habilidades no rapel em locais como a Cachoeira do Itambé, que tem oitenta e seis metros de altura, e fica localizada no município de Cássia dos Coqueiros/SP; a Cachoeira do Cavacudo, recém-descoberta no município de Monte Santo de Minas/MG, além de outros locais dentro de Paraíso. “Nossa região é muito rica em belezas naturais e, através do rapel, entramos em contato com a natureza de uma forma única, que nos faz muito bem”.

E por falar em fazer bem, o rapel e a convivência com os amigos que conheceu com a prática esportiva transformou a vida de Jamile Paulina. Aos 20 anos, a estudante de mídias sociais encontrou nos Caçadores de Aventura uma luz no fim do túnel para vencer a depressão. “Eu conheci o grupo em uma fase muito difícil na minha vida, de muita ansiedade e solidão. Nada mais despertava o meu interesse, eu passava os finais de semana inteiros na cama e acabei tentando o suicídio. Mas, então, eu conheci o Xaropinho e o rapel e a alegria voltou a minha vida”, relata a jovem que também trabalha como promotora de vendas.

Atualmente, o “Caçadores de Aventura” conta com dez participantes fixos, mas sempre recebe de braços abertos pessoas que querem começar a praticar o esporte. E esse foi o caso de Jéssica Monteiro de Oliveira, que conheceu o grupo e o rapel no início deste ano, e já se apaixonou pelo esporte.

“É surreal, um mix de sentimentos. Foi incrível o que eu vivi. Eu aprendi que nós somos mais fortes do que imaginamos. Você pode ir muito além. O rapel é uma experiência única, eu nunca havia vivido nada igual. Só quem tem essa oportunidade vai entender o que eu estou falando. Sempre que eu tiver oportunidade, vou estar com eles, porque quero superar meus limites sempre”, declara a nova esportista.

 Xaropinho ressalta que que a prática do rapel é feita pelo grupo com toda a segurança possível, todos usam os equipamentos de segurança e nunca houve um incidente sequer. Interessados em participar da atividade esportiva com o grupo podem entrar em contato com o líder da equipe por meio do perfil no Instagram caçado res_deaventuraoficial.

Jamile venceu a depressão graças ao rapel e aos amigos que conheceu no esporte