JOEL NA BALADA

50 Anos da Transportadora Giacchero - Sua História

instagram.com/joelnabaladaoficial e facebook.com/joelnabaladaoficial
Por: Joel na Balada | Categoria: Entretenimento | 12-03-2023 06:45 | 2600
Foto: Fama Cinefotografia e PHOTOMEMORY/Cabines e Totens Fotográficos

Em primeiro de fevereiro de 1973, com o desmoronamento de um trecho do trilho que transportava níquel, surgiu a necessidade de transporte de escória da Morro do Níquel diretamente para Poços de Caldas, Fertilizantes Mitsui, e assim foi criada a TRANSPORTADORA GIACCHERO LTDA (TGL), com matriz em São Sebastião do Paraíso-MG, uma empresa que se consolida mercado de prestação de serviços no ramo da mineração calcário e cimento pelo fundador Luiz Giacchero.

Com esta nova rota, os caminhões Chevrolet D70 foram substituídos por Alpha Romeu. Neste mesmo ano, em cinco de maio, Luiz Giacchero casou-se com Maria Eny Zanin Giacchero, e dessa união nasceram seus quatro filhos, Luiz Felicio, Lilian, Larissa e Laura. Com as melhorias e crescimento contínuo, consolida-se a história da Transportadora Giacchero. Em 1981, realização de corte, transporte e empilhamento de madeira nas fazendas da empresa Morro do Níquel, execução de serviços de pulverização contra formiga nas florestas de eucalipto. Em 1988, início do transporte de níquel granulado da Morro do Níquel para Santos-SP. Com o crescimento deste frete, a Transportadora Giaccheto Ltda passou a realizar o fluxo de Niquelândia-GO para Santos-SP. 

Em 1989, início da prestação de serviços de transporte de minério bruto para fornos da Codemin e posterior transporte de madeira para o projeto de cavaco. Com a experiência dos serviços na unidade Codemin e Morro do Niquel, ambos do grupo Anglo American, foi solicitado que a TGL realizasse o transporte de minério bruto da mina em Barro Alto (GO), para fornos de Niquelandia, com o objetivo de teste de teor do ferro-níquel. Iniciaram-se com 20 mil toneladas/mês, e alcançaram volumes de 120 mil toneladas/mês, até que foi construída a estrutura de benefici-amento de níquel da Anglo Ameri-can.

Nessa unidade, a TGL participou do start-up e continua na prestação de serviços na mina e movimentação na usina. Em 1992, realização de serviços de pulverização contra formigas nas florestas de eucalipto, corte, transporte e empilhamento nos pátios da Companhia de Cimento Portland Itaú, em Itaú de Minas. 1995, início da prestação de serviços de movimentação interna na produção de cimentos sob a gestão da Votorantim Cimentos. Nessa época foi solicitado que a empresa realizasse transporte de calcário bruto da mina para o britador nos pátios da Votorantim Cimentos em Cocalzinho de Goiás (GO), onde posteriormente iniciou-se prestação de serviços de movimentação interna na unidade fabricante de cimento. Atualmente consiste em uma unidade LafargeHolcim.

A partir da experiência de serviços destas duas fábricas de cimento, as unidades da TGL se expandiram para atender as diversas fábricas da Votorantim Cimentos pelo Brasil, sendo 2002 Sobradinho (DF), 2005, Nobres (MT), 2009, Xambioá (TO) e 2013 Cuiabá (MT). Em julho de 2013, passou a fazer parte desta história, como gestora dos negócios da empresa, a filha mais nova de Luiz, Laura Giac-chero, graduada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, (FGV). Contribui com inovações e reestrutu-rações dentro da companhia para garantir melhorias progressivas que agregam valor à TGL e todos os envolvidos nessa história. A médica cardiologista Dra. Lilian Giachero é sua sócia na empresa.

O fundador Luiz Giacchero foi um grande empresário que fez a diferença, um homem lutador, de princípios e muito respeitado, íntegro. Venceu na vida, estudou até o quarto ano do primário, nascido na roça. Neto de italianos, filho de um lavrador e pedreiro nascido na zona rural, nono dos onze filhos de Antônio Giacchero e Helena Calzavara Giacchero.

Luiz Giacchero pelo seu empreendedorismo e ser um grande empresário de sucesso, foi convidado diversas vezes para entrar na política principalmente para concorrer ao cargo de prefeito. Tratava a todos com igualdade e sempre estava ajudando de alguma forma com emprego, ou coisa assim, relata sua filha Dra. Lilian Giacchero.

No dia 25 de fevereiro foi comemorado os 50 anos da Transportadora Giacchero, no Italian Buffet. Uma festa linda, vídeos desta história, depoimentos, numa confraternização que reuniu amigos, parentes e funcionários da empresa de todas as filiais, para a qual vieram amigos de Luiz Giacchero, de algumas capitais como Goiânia e Belo Horizonte