JUDÔ e JIU-JIU-JÍTSU

1º Festival de Lutas - Judô e Jiu-jítsu São Sebastião do Paraíso

“Não sei nada sobre como superar os outros. Só conheço a maneira de superar a mim mesmo.”
Por: . | Categoria: Esporte | 14-03-2023 10:08 | 1117
Foto: Reprodução

“Não sei nada sobre como superar os outros. Só conheço a maneira de superar a mim mesmo.”

Nas nossas aulas sempre digo: Campeão não é quem ganha sempre, campeão é aquele que não desiste. Isso vai na contramão do que a grande maioria dos professores de judô e jiu-jítsu fazem. E não só nessas modalidades, mas em todas as outras.

Professores e treinadores cada vez mais possuem uma visão estreita, em cone, de que o esporte é apenas competição e vencer.  Por isso especializam os alunos muito cedo, não se importam quando os pais cobram muito os filhos e trabalham o tempo todo colocando pressão nos pequenos atletas.

O resultado é um só: as crianças vão perder o prazer de estar no tatame, irão associar o treino a algo ruim e irão parar de treinar. Quando digo isso, sempre tem um que fala que tem que ser assim, tem que colocar pressão mesmo, que precisa ser “casca-grossa”.

E 99% das vezes isso vem de alguém que não tem uma vivência profunda no esporte, que nunca competiu nas categorias de elite da modalidade e que não tem resultados expressivos com seus alunos.

Já vi dezenas de vezes, pequenos fenômenos se evadirem do esporte, enquanto o azarão disciplinado que estava ali para se divertir chegou nos pódios. Não existe milagre, “Tempo no tatame irá eventualmente ultrapassar talento e habilidade” .

A grande verdade é que sucesso nas categorias de base não se traduz em sucesso nas categorias de elite. E que quase nenhum pequeno fenômeno sequer chega nas categorias de elite…

Não tem o que inventar, criança é criança e deve brincar e se divertir. O potencial das artes marciais é muito mais do que apenas vencer uma competição. É criar valores para a vida.

Por isso, é com grande alegria que venho parabenizar os nossos jovens atletas pela participação no nosso Festival de Lutas realizado domingo, dia 12 de março.

Foram exemplo de dedicação, disciplina, coragem e respeito.

Um enorme agradecimento aos pais pela confiança depositada no nosso trabalho e pelo apoio irrestrito aos filhos, com cobrança na medida certa. Dessa forma, tenho certeza que seus filhos serão exemplo de cidadãos e grandes vencedores.

Por fim um agradecimento especial a meus alunos Glauco Fonseca e Fabiano Duarte pela ajuda no evento e à Marize e a Ana pelo apoio. Sem eles certamente não seria possível.

Esses são os nossos pequenos lutadores que deram um show no domingo:

BERNARDO DO CARMO LANZA DE PAULA
CAIO MARIANO HORTA
CLARICE MORAIS
DAVI COSTA MAIA OLIVEIRA
DAVI DA CRUZ ALMEIDA
DAVI EMANUEL SALES DE ALMEIDA
EDUARDO MARINZECK JUSTINO SOUZA
FELIPE DE PAULA SOUZA
JOAQUIM GABRIEL O CORDEIRO
KAUÃ RICHARD
MARCELO LIMA DEMONTI
MATHEUS FERREIRA GOMES
MIGUEL COSTA MAIA OLIVEIRA
OTÁVIO AUGUSTO RISSOTI RIBEIRO
OTÁVIO MARIANO HORTA
PEDRO LUCAS DE SOUZA
PEDRO MIGUEL ALVES CORDEIRO
RAFAEL RODRIGUES COSTA
RAFAEL TERLONI FERREIRA JULIO
RAUL OLIVEIRA NEVES
RYAN REIS BERNARDES SOUZA
SAMUEL DOS SANTOS NEVES
THÉO PIOVAN CERIZE
THÉO SOARES MARINZECK
VICENTE DUTRA SILVA VARO
VINICIUS S. BARBOSA VIEIRA
Omedetô!! Parabéns!!
A jornada é longa, mas estamos no caminho certo. OSS.

Sensei Áquila Lanza