Evento cultural voltado ao protagonismo de mulheres tem sua primeira edição em São Sebastião do Paraíso com exibição de filmes e atividades culturais gratuitas na Lagoinha neste sábado, dia 18.
O evento, idealizado pela cineasta Marília Nogueira, com eventos entre 16 e 19 de março, terá em sua programação o Lab Escreva Criatura, oficinas, mostra de filmes, concurso cultural e um dia de atividades culturais gratuitas para crianças, jovens e adultos.
Marília é diretora do Cabíria Prêmio de Roteiro, iniciativa criada em 2015 que já recebeu mais de 1000 inscrições e premiou mais de 100 histórias escritas e protagonizadas por mulheres. Três filmes cujos roteiros passaram pela premiação já tiveram suas estreias em festivais e cinemas, “A felicidade das coisas” , de Thais Fujinaga, “A Nuvem Rosa”, de Iuli Gerbase, e “A mesma parte de um homem”, de Ana Johann.
“Além do Lab EscrevaCriatura, que tem o financiamento do Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais, o festival vai promover oficinas, a realização de murais de grafite, a exibição de filmes e obras realizadas por mulheres.” - afirma Letícia Pimenta Coelho, co-realizadora do evento.
A programação gratuita do dia 18 começa com uma Roda de Conversa sobre o Enfrentamento da Violência contra a mulher, segue com contação de histórias, um canto da leitura com troca de livros e a realização de um mural de Grafite pela artista Miyuki.
Às 19h e às 20h, sessões de cinema também gratuitas. Entre os filmes que serão exibidos está “Sem Asas”, último curta-metragem da cineasta Renata Martins, um das autoras do especial “Falas Femininas - Histórias Impossíveis”, que estreou no último dia 6, na Globo.
O evento se encerra com um pocket-show da cantora Laura STS e a premiação do concurso cultural. Voltado para estudantes do ensino médio, o concurso irá premiar estudantes que criaram obras a partir do tema “Mulheres que mudaram a história da minha cidade ou da minha vida”
“Acredito no poder transformador da arte na vida das pessoas e no potencial de eventos culturais como propulsores de desenvolvimento social e econômico. O Das Minas Festival é uma semente, um primeiro passo aqui na cidade.” - diz a cineasta e idealizadora do festival, Marília Nogueira.
O evento conta com a parceria da Prefeitura Municipal de São Sebastião do Paraíso e da ACISSP, além de diversos apoiadores locais.
Confira a programação:
Oficina de Dança (Hip-Hop)
Atividade voltada para crianças e jovens até 25 anos
Local: ACISSP
15h00 - 17h00
Lab Escreva Criatura
Projeto aprovado no Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais, o Lab é voltado para roteiristas profissionais do estado.
Nove profissionais foram selecionadas para uma residência artística de 3 dias com tutoras de renome do setor audiovisual nacional.
Local: Pousada Nascentes da Fortaleza
DAS MINAS, PARA TODOS!
Dia de atividades culturais gratuitas para crianças, jovens e adultos de todas as idades.
Local: Lagoinha
14h
Roda de conversa
ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
Comissão da Mulher Advogada e Enfrentamento da Violência contra a Mulher da OAB e Associação Ajuda Mulher, juntamente com a Patrulha Maria da Penha.
Com:
Adv. Valéria Regina Salvador - Adv. Márcia Cristina Oliveira - Márcia Azevedo Couto Flores - Fernando Augusto de Pádua Neves
15h
Contação de Histórias + Exibição de Aquarelas
Com Beatriz Augusto
15h às 18h
- Mural de grafite ao vivo com a artista Miyuki, de Poços de Caldas
- Exposição dos trabalhos de artistas e artesãs mulheres
- Canto da Leitura: um ambiente gostoso para ler, se distrair e trocar livros.
19h - Sessão Cinema
- Lá com Cré
Dinheiro, medo e coisas de meninos e meninas são contadas por algumas crianças de um jeito fofo e esquisito.
- Sem Asas
Zu é um garoto negro de 12 anos.
Ele vai à mercearia comprar farinha de trigo para a sua mãe e, na volta para casa, descobre que pode voar.
- Antes que o verão acabe
Férias de verão no interior. Igor tem quatro anos e está preocupado com a chegada de uma nova irmã, enquanto Vovô, perto dos oitenta, vai fugir de casa mais uma vez.
20h - Sessão Cinema
- O véu de Amani
Amani é uma garotinha que veio do Paquistão e agora mora no Brasil. Ao mudar de casa, a menina de origem muçulmana recebe um presente inesperado da sua nova amiga brasileira: um biquíni.
- Baile
Há certos dias que, mesmo sem grandes acontecimentos, nos forçam a crescer. Andrea tem só 10 anos e talvez ainda não perceba que hoje foi um desses dias.
- Angela
Angela vive sozinha e coleciona diagnósticos de doenças que nunca teve. Sua ficção segue imperturbável até a chegada de Sueli e o vislumbre de uma nova existência.
21h
Pocket-show com Laura STS
+ Cerimônia do Concurso Cultural Das Minas Festival
Mais informações:
www.cabiria.com.br/dasminasfestival
@iperosaproducoes
(48) 99157-2289