APC

Academia Paraisense de Cultura realiza reunião em homenagem a Tiradentes

Por: Redação | Categoria: Cultura | 23-04-2023 20:35 | 755
Foto: Nelson Duarte

Na quarta-feira, (19/4), a Academia Paraisense de Cultura (APC) prestou uma significativa homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, durante sua 600ª reunião, a qual contou com a presença de acadêmicos e convidados.

O presidente da APC, Rômulo Aguiar Generoso, fez uma leitura consistente acerca dos principais fatos envolvendo o único dos inconfidentes a ser condenado à pena de morte pela Coroa Portuguesa no dia 21 de abril de 1792.

Alguns acadêmicos e convidados declamaram poemas constantes na obra “Romanceiro da Inconfidência”, composição literária escrita pela poetisa Cecília Meireles, publicada em 1953, para suscitar reflexões nos leitores quanto ao verdadeiro legado do mártir que foi enforcado, decapitado e esquartejado por assumir sua participação na conspiração contra o governo de Visconde de Barbacena e o Império Português. Tiradentes almejava libertar o país do domínio português e o povo da opressão, pois não concordava com as constantes retiradas das riquezas da região por meio de impostos excessivos.

O evento foi laureado pela participação especial dos músicos Ângela Maria Paschoal Cardoso e Arthur Henrique Cardoso, que apresentaram o Hino do Estado de Minas Gerais, número musical que emocionou todos os presentes.

A noite representou uma verdadeira festa histórico-literária!