PERFIL DO SERVIDOR - É TEMPO DE "JUBILAR"

Daniel Domingos de Souza

"Quem não vive para servir, não serve para viver"
Por: . | Categoria: Entretenimento | 06-05-2023 02:00 | 3108
Foto: Reprodução

As homenagens desta coluna, nesta edição, são dedicadas a um trabalhador que depois de cumprir a sua jornada, agora se reserva ao direito de ‘jubilar’, definição que também pode ser entendida como aposentar. Ele é Daniel Domingos de Souza, 62, que ao final de abril completou sua missão enquanto trabalhador da administração pública. Ao longo de 25 anos exerceu de maneira exemplar o cargo de servidor público na Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, tendo atuado durante este período em diferentes funções. “Agradeço a todos com quem pude dividir este tempo de trabalho, foi uma vida dedicada ao trabalho ao cumprimento das minhas funções. Agora quero dedicar mais a minha vida e à família, descansar, passear e aproveitar este momento”, destaca.

Natural de Fortaleza de Minas, ainda na adolescência veio com a família morar em Paraíso. No tempo de juventude trabalhou em Niquelândia (GO). Ele recorda que a infância foi vivida no Morro do Níquel e que antes de trabalhar na Prefeitura atuou em diversos locais como nos armazéns das empresas Luiz Tonin e Giubilei, foi chapa no Posto Fiscal e caseiro pa-ra o senhor Guilherme Giubilei.

Mas, foi a partir de 1998 que iniciou sua história enquanto servidor público quando foi contratado pela prefeitura. Em 2000 foi aprovado em concurso público, como auxiliar de serviços gerais. Lotado no setor de obras exerceu sua função em várias frentes atuando como coletor de lixo, trabalhando na manutenção da rede de esgoto, vigia, guarda municipal e também atuou na Delegacia de Polícia Civil. Nos últimos anos retornou ao prédio central da administração para atender aos serviços do setor de Cadastro Imobiliário. “Servi ultimamente, desde 2017, trabalhando com o pessoal as diversas secretarias e departamentos como a Tesouraria, Contabilidade, Controle Interno e outros”, comenta Daniel.

Na sexta-feira, 28 de abril, foi dia de despedidas e homenagens. Já na última semana de trabalho foi dedicada a repassar a rotina das atividades ao seu sucessor, dando início a passagem do bastão. No encerramento da missão não faltaram aqueles momentos em conjunto com os amigos de jornada que foram ao seu encontro prestar-lhe os agradecimentos em reconhecimento por tanto tempo dedicado ao serviço que exerceu com plenitude.

Na mensagem dos amigos, os dizeres: “Neste último dia de trabalho é muito justo homenagear quem durante muito tempo lutou por si e pelos seus, contribuindo e participando para o andamento das atividades de diversos departamentos na Prefeitura Municipal de São Sebastião do Paraíso...”. Com toda sua humildade, Daniel é agradecido aos familiares, amigos e colegas de trabalho com quem dividiu esta trajetória de sua vida. “Só tenho a agradecer a todos os meus amigos e colegas de trabalho pela homenagem a mim prestada pela ocasião da minha aposentadoria, Deus abençoe a todos, muito obrigado”, descreve.

Daniel diz que dessa jornada vão ficar somente lembranças boas. “São muitas as recordações, principalmente, as amizades, muitas saudades”, comenta. Ele destaca que desde o início como servidor contratado, optou por ser um trabalhador sindicalizado. “Acho importante, lutarmos juntos. O sindicato é a base, temos a quem recorrer e todas as vezes que precisei, o SEMPRE me atendeu prontamente, o apoio que nos é dado principalmente no serviço público é de fundamental importância”, acrescenta.

De acordo com Daniel falta reconhecimento pela população e principalmente pelo poder público sobre o trabalho desempenhado pelos servidores da Administração. “É um pessoal que veste a camisa, que merece todo o reconhecimento pelo que fazem”, ressalta.

O tempo de agora é de aproveitar para descansar e aproveitar os bons momentos ao lado da esposa Roselina. “Vou passear com ela, dar umas voltas de moto pela região. Quero estar com a família, celebrar o aniversário do meu neto, que é mais uma alegria”, cita. A boa música, os passeios na zona rural, a pescaria, são os novos momentos que ele vai vivenciar com alegria, como um troféu conquistado. Afinal agora chegou a hora de celebrar, é tempo de jubilar!