PERFIL DO SERVIDORA ESPECIAL DIAS DAS MÃES

NORMA SILVA, ela é um exemplo de mãe

A servidora Norma Silva é sinônimo de mãe, avó e "anjo"
Por: . | Categoria: Entretenimento | 14-05-2023 09:56 | 1163
Foto: Reprodução

Ser mãe é um dom divino. É sentir um amor incondicional e sem limites, que nos ensina a amar, perdoar, compreender, ter tolerância e não pedir ou desejar nada em troca. É ser guerreira e nunca se sentir sozinha, porque você passa a viver pensando por dois e em função do outro.

Uma comemoração comum em grande parte do mundo é o Dia das Mães. Muitas pessoas definem as mães como a mulher que concebe um filho. Mas este conceito vai muito além e pode receber uma diversidade de descrições. "Ser mãe é dar educação, criar os filhos, encaminhar e querer ter todos da família sempre por perto", este é o resumo do significado da maternidade para Norma Silva. Mesmo com todos os desafios enfrentados ela destaca que uma de suas maiores felicidades foi ter gerado os filhos, ter lutado para vê-los crescer e manter a alegria do convívio, mesmo depois que se tornam adultos e os caminhos se bifurcam.

Norma Silva, inicialmente foi professora. Cursou o Magistério exerceu a atividade por quatro anos. Após, ingressou no primeiro concurso para a Guarda Municipal em 10 de maio de 1989. "Éramos 10 meninas e 12 meninos eles formavam a guarda montada. Fazíamos a ronda na porta das escolas, atuávamos como assistentes sociais, orientação de trânsito, também tinham as revistas no presídio e de todos estes trabalhos ficamos conhecidos como "anjos azuis"", recorda.

Naquele tempo inicial a guarda era dirigida pelo capitão Costa e também pelo coronel Walter Albano Fressatti. Norma também foi comandante da guarda, função que exerceu por 17 anos. "Foi um tempo muito bom, ao todo foram 26 anos. O melhor de tudo era trabalhar com o povo, para a comunidade. A gente sempre recebia e tinha uma palavra amiga, um incentivo, o astral era lá em cima e éramos muito respeitados".

Ainda conseguiu tempo para frequentar os bancos da Faculdade de Direito, quando da instalação da Unifenas em São Sebastião do Paraíso. "Foi mais um momento mágico, importante, desafiante como tudo, mas vitorioso com certeza. Não me arrependo de nada, foram caminhos que me trouxeram até aqui hoje, me orgulho de tudo que fiz e consegui realizar até os dias de hoje", conta.

Em meio a atuação como servidora municipal Norma Silva também exerceu a maternidade e foi ao mesmo tempo mãe e pai e de família. Com muito empenho e dedicação criou os filhos Caroline, Carlos Henrique, Claudia e João Carlos. Com o passar dos anos se tornou avó da Gabriele, Tatiane e Maria Clara. "Se tivesse que escolher em nascer novamente, mil vezes gostaria de voltar como mulher pelo sentimento de ser mãe. Não existe nada que se compare a este amor tão grande que temos pelos nossos filhos e netos", descreve.

E este sentimento pode ser descrito de diversas maneiras e tem em cada uma delas uma definição especial. "Ser mãe é sentir o maior amor do mundo, é a maior responsabilidade e também a maior e melhor recompensa, quando recebemos aquele sorriso. É sentir o amor de Deus, é ter coragem e força quando você acha que não tem mais. É querer a felicidade deles muito mais que a nossa. É querer pegar para nós toda dor que eles sentem. É tanta coisa, que fica difícil falar, é o amor mais puro e verdadeiro".

Mesmo diante dos desafios, lutas e as vezes até dissabores impostos à vida maternal, Norma é toda agradecimento e gratidão pelo dom recebido e pela superação. Aposentada desde 2013 ela vive hoje em dia para a família e para si. "Ser mãe é ter a graça de receber um presente Divino! É se doar o tempo todo, é amar e não esperar nada em troca, é sentir se feliz e realizada quando vê seu filho feliz".

Para este Dia das Mães, Norma Silva deixa os seus parabéns a todas as mamães. O recado para os filhos é para que deem a elas o maior presente. "Estejam presentes todos os dias, ou sempre que possível, mais do que possam imaginar ser o suficiente". Nos três anos em que morou fora de Paraíso, em Cajuru (SP) e Nova Ponte (MG) a saudade apertou e ela acabou voltando para perto dos filhos. "Valorizem, não se distanciem, mães são para sempre, um amor que nunca termina. Quero nesta oportunidade deixar os meus parabéns a todas as mamães, pois ser mãe é o maior amor do mundo, é para sempre", finaliza.

Amor de Mãe é aquele amor cheio de carinho e aconchego, proteção e cuidado, presença e amizade, referência e inspiração. Amor de mãe é admiração por tudo que você é e faz, é o amor mais puro e incondicional que existe. Um amor mais forte que tudo, mais obstinado que tudo, mais duradouro que tudo, é somente o amor de mãe.

Parabéns mamães!

Feliz Dias das Mães

Parabéns a todas as Mães Guerreiras que nunca desistem de uma batalha e lutam com todo seu coração até alcançar a vitória.

Juntas somos mais fortes!