APC

MÃE É MÃE

Por: Fernando de Miranda Jorge | Categoria: Cultura | 13-05-2023 21:29 | 2937
Fernando de Miranda Jorge
Fernando de Miranda Jorge Foto: Reprodução

É assim que eu penso, esse negócio de Dia das Mães, não passa muito legal na minha cabeça, o dia somente, mãe é mãe e sempre será – Mãe. Muita gente pensa, escreve, presenteia, comemora o Dia das Mães. Por isso eu acho muito difícil escrever sobre o Dia das Mães. Melhor, falar da nossa Mãe. Contar alguma história, lembranças, aí sim acho interessante e importante.

Para mim não existe ‘dia’ das mães, porque é todo dia, todo santo dia. Nossa Santa Mãe de cada dia. Enfim, por tudo isso, considero algumas ‘frases geniais’ da convivência com minha mãe, onde busquei por várias vezes, inspiração e motivação de vida. Quanto reconhecimento mamãe. Você caro leitor com certeza tem uma pérola de sua mãe, reflita!

E vamos às preciosidades. Se alguém diz que frio: “Uai é época do frio, tem que fazer frio”. A mesma coisa em época de chuva fazer o que, tem que chover e graças a Deus. “Nuvem baixa, Sol que que racha”. “Deus ajuda quem cedo madruga”. Como vai minha mãe? “Há, eu estou muito bem, é, tenho algumas dorzinhas, também se não tiver nada não tem graça, eu não sou especial”.

Nos aniversários, ela gostava de ser a primeira a cumprimentar-nos, e assim que acordava entre cinco e seis horas da madrugada, ligava com sua bênção. Era impaciente com seus pedidos de favores, caso demorasse alguns segundos, ela mesma realizava a tarefa.

Uma coisa eu garanto, cada um filho ou filha, tem uma historinha como lembrança de sua mãe. Católica de raiz, assistia duas a três Missas por dia na TV, Bênçãos do Santís-simo, Terços e Novenas, com fé.

Meu despertador: em passado distante, eu precisava acordar cedo e pedia, Mãe me chame amanhã às seis horas. Lá pelas cinco, ligava e dizia “olhe já são seis horas”. Não, Mãe, são cinco. E ela retrucava: “Já dormiu demais, levanta”.

Homenagear nossas mães somente o Dia das Mães, não expressa tanto que mereçam. Um amor mais forte que tudo, mais obstinado que tudo, mais duradouro que tudo, é somente o AMOR DE MÃE! “Deus não pode estar em todos os lugares e por isso fez as Mães”.

Fernando de Miranda Jorge
Acadêmico
Correspondente da APC
Jacuí/MG – e-mail: fmjor31@gmail.com