Nesta semana, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) confirmou mais duas mortes por dengue em São Sebastião do Paraíso, que agora tem, segundo a Vigilância em Saúde, cinco óbitos registrados pela doença em 2023. A prefeitura explica que os casos confirmados e divulgados pelo Estado são referentes a dois casos que estavam em investigação.
Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, as vítimas são dois homens, de 63 e 92 anos de idade. Em nota enviada à reportagem do Jornal do Sudoeste, a prefeitura declara que não divulgará a data dos óbitos, tampouco a identidade dos idosos para preservar as famílias.
Com as duas confirmações, Paraíso chega a cinco mortes causadas pela doença confirmadas pela prefeitura. No início do ano, um menino de seis meses de idade morreu em decorrência de dengue hemorrágica, e há duas semanas, exames laboratoriais comprovaram que duas mulheres, de 38 e 77 anos, também faleceram após serem infectadas pelo vírus transmitido pelo aedes aegypt. Os registros da Secretaria de Estado de Saúde ainda apontam um sexto óbito, contudo, a prefeitura esclareceu que se trata de um erro no sistema, onde dados foram duplicados.
Sobre a suspeita de outros casos de morte por dengue, a prefeitura informa que “todos os óbitos suspeitos de dengue são encaminhados à Fundação Ezequiel Dias (Funed) para investigação”, e que “a Vigilância em Saúde continuará realizando um trabalho detalhado de investigação de cada caso, pautado pelo respeito às famílias”.