A Casa da Cultura de São Sebastião do Paraíso será submetida a um processo de restauração e reforma, seguindo o exemplo da Escola Municipal Campos do Amaral, revitalizada em 2022. O edifício, tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural no início da década de 1990, já foi, no passado, a antiga Estação Ferroviária da Mogiana. Desde 2006, o espaço abriga a Casa da Cultura Antônio Carlos Pinheiro de Alcântara e o Museu Histórico Municipal Napoleão Joele.
O prefeito Marcelo Morais anunciou a fez o anúncio na tarde de segunda-feira, 6 de janeiro, quando assinou o processo licitatório, que será encaminhado ao setor de Compras e Licitação, dando início aos trâmites administrativos. A expectativa é que as obras comecem ainda no primeiro semestre deste ano, com previsão para março. O investimento estimado para o projeto é de R$ 1,7 milhão.
Segundo o prefeito Marcelo Morais, toda a documentação necessária já foi concluída. A Administração Municipal visa, com essa iniciativa, preservar o patrimônio histórico e cultural da cidade. Além disso, foi informado que outra obra aguardada há anos pela população, a reforma do Centro Social Urbano I, também está em fase final de planejamento e deve ser executada em breve.
HISTÓRIA DA CASA DA CULTURA
A antiga Estação Ferroviária Mogiana, posteriormente denominada FEPASA, foi inaugurada em 1914 com o objetivo de escoar a crescente produção de café de São Sebastião do Paraíso, principalmente para o Porto de Santos, de onde o produto seguia para exportação. Durante décadas, a estação foi um importante ponto de conexão: primeiro, com trens de passageiros até 1977, e posteriormente, como via de transporte de cargas, principalmente cimento produzido pela companhia Cimentos Itaú, até 1986.
Com a retirada dos trilhos em 1990, o prédio passou por uma restauração devido à sua relevância histórica para o município, sendo oficialmente tombado como patrimônio histórico em 1992. Desde o dia 7 de outubro de 2006, o local abriga a Casa da Cultura Antônio Carlos Pinheiro de Alcântara e o Museu Histórico Municipal Napoleão Joele, que oferece acesso gratuito aos visitantes. A Casa da Cultura é um espaço de valorização da memória e da história da cidade, além de sediar diversas atividades culturais. (Secom Pref. SSP)