O Grupo Controle realizou no dia 5, por ocasião do Dia Mundial do Meio Ambiente, em parceria com a Libertas Faculdades Integradas, o seu Primeiro Encontro de Sustentabilidade com foco em ESG (Ambiental, Social e Governança). Com o tema “A Criação e o Desenvolvimento de Projetos e Organizações Sustentáveis - Pensando hoje o mundo que queremos para o amanhã, uma visão prática de ESG sob a perspectiva ambiental”, o evento realizado no teatro da faculdade teve a participação de vários profissionais especialistas em cada temática.
O evento, realizado em formato de roda de conversas sobre a temática ESG, foi conduzido pelo advogado e empresário Marcelo de Pádua, fundador e diretor executivo do Grupo Controle. A mesa de debates foi composta por uma equipe de profissionais especialistas de cada área dos três pontos de abordagem, o ambiental, o social e a governança.
Compuseram a mesa de debates a engenheira ambiental Amanda Almeida e o advogado Gustavo Ferreira, que abordaram temáticas relacionadas ao meio ambiente natural e gestão ambiental inerente as industriais e propriedades rurais; o engenheiro ambiental especializado em segurança do trabalho, Charles Duarte e o advogado Isaias Batista, que abordaram questões de óticas do meio ambiente do trabalho, bem como de obrigações das organizações para com seu público interno e externo; e também, os profissionais que desenvolveram a temática relacionada a governança corporativa, o administrador e engenheiro civil, Hebert Pedroso e a engenheira civil Priscila Dias, que trataram temas relacionados ao planejamento empresarial, metas e indicadores de resultados.
O diretor acadêmico da Libertas Faculdades Integradas, Davidson Scarano, agradeceu ao público presente, composto por discentes e docentes da Libertas, autoridades e participantes da comunidade de São Sebastião do Paraíso. Ele destacou o compromisso da instituição com as causas ambientais, a importância de debates sobre tais temáticas, bem como parabenizou e agradeceu ao Grupo Controle pela condução do evento, ocasião em que convidou o empresário Marcelo de Pádua para desenvolver as temáticas.
O empresário abriu os debates trazendo reflexões sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente, que em 2023, conforme proposta da ONU (Organização das Nações Unidas) trabalha a temática “soluções para a poluição plástica”. Marcelo, também, fez um link geral entre as políticas de proteção ambiental e o desenvolvimento das políticas de ESG, siglas que vem do inglês, cuja tradução é ambiental, social e governança.
Segundo o empresário, o tema ESG é algo que vem ocupando cada vez mais espaços dentro das organizações, visto que as mesmas vêm sendo cobradas para a implantação e gestão de políticas de melhorias no que diz respeito a preservação ambiental, a responsabilidade social para com seu público interno e também externo, além de práticas de governança que assegurem o desenvolvimento sustentável destas organizações. Segundo o empresário “o ESG trata-se de um conjunto de ações que visam a melhoria e sustentabilidade do planeta e que tal iniciativa surgiu do próprio mercado financeiro, visto que não mais é possível produzir sem preocupar com o futuro do planeta”.
A engenheira ambiental Amanda Almeida, da empresa EcoPadua – Engenharia Ambiental e Sanitária desenvolveu os temas: Principais mecanismos de produzir sem degradar e a gestão ambiental como conquista para as futuras gerações.
O advogado Gustavo Ferreira, da empresa De Pádua Consultoria Jurídica Empresarial, trouxe as seguintes análises: O compliance ambiental e a ética ambiental além da própria legislação.
O engenheiro Charles Duarte, diretor técnico da empesa Lidera Segurança do Trabalho, desenvolveu os seguintes pontos: A reponsabilidade das organizações para com seu público interno e a importância do meio ambiente saudável para a produtividade do trabalhador.
O advogado Isaias Batista, da empresa De Pádua Consultoria Jurídica Empresarial desenvolveu os temas: O compliance trabalhista na proteção da empresa e a evolução legislativa em relação ao trabalhador.
O administrador e engenheiro Hebert Pedroso, diretor operacional do Grupo Controle, abordou os seguintes pontos: O planejamento empresarial como fonte de sucesso do negócio e a liderança corporativa num mundo em transformação.
E a engenheira ambiental e gerente administrativa da EcoPadua – Engenharia Ambiental e Sanitária, Priscila Dias, trouxe reflexões sobre as seguintes questões: A formatação de processos como segurança da governança corporativa e as metas e indicadores como instrumentos de gestão.
Finalizando o evento a professora Silvana Marques, representando a Libertas Faculdades Integradas, agradeceu aos presentes, bem como parabenizou o Grupo Controle pelo evento, além de pontuar a necessidade de buscarmos sempre a preservação ambiental para o futuro do planeta.