CURTAS EDIÇÃO 2719

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 10-06-2023 02:00 | 2784
Foto: Arquivo

Elevador
A colocação de elevador na Câmara Municipal foi sugerida pelo vereador Luiz de Paula na sessão desta semana. Justificou a necessidade de se oferecer acessibilidade a pessoas que têm necessidades especiais para se locomoverem. O vereador explicou ter presenciado dificuldades encontradas por pai de um cadeirante que foi assistir a um evento na sala de reuniões. “Não é gasto é investimento”, disse. 

Na rua
Abaixo assinado por vinte e dois moradores da Rua Bulgária foi entregue ao vereador Vinício Scarano que repercutiu na Câmara solicitação para que a Prefeitura tome providências com referências a veículos abandonados naquela via pública, causando proliferação de insetos, bichos peçonhentos e é visto como problema de saúde pública. Vinício requereu envio de ofício ao chefe do Executivo municipal e, junto a ele, seja anexado o abaixo assinado. 

Não arredaram
Oxalá, moradores da Rua Bulgária sejam atendidos e tenham melhor sorte que morador na Vila Alza que denunciou, conforme publicado na edição de 29 de abril do Jornal do Sudoeste, a existência de dois fuscas também abandonados na rua Estrela Dalva, próximo à rua de sua casa há algum tempo, na área central de Paraíso. Não arredaram um palmo. Continuam no mesmo lugar. Vereadores Lisandro Monteiro, José Luiz das Graças e Pedro Delfante se manifestaram sobre o assunto.

Em agosto
Prefeito Marcelo Morais em entrevista disse ter falado com um empresário que demonstra interesse em fazer loteamentos de um lado e outro da estrada que dá acesso ao Condomínio Cachoeira. Pretende alinhar com ele sobre a canalização e drenagem de águas naquela estrada. A intenção é colocar maquinário para limpar aquele trecho, ir preparando para o asfaltamento. “Em agosto vou publicar o processo licitatório da capa asfáltica, mesmo formato da estrada da Guardinha que vamos terminar no início de outubro, quando posso focar totalmente na estrada para o Condomínio Cachoeira”, afirmou Morais.

Contrariedades
Poça d’água histórica existente na confluência das ruas Pinto Ribeiro com Capitão Pádua tem trazido contrariedades para pedestres. A desatenção de alguns condutores de veículos ajuda a complicar, como aconteceu meados desta semana, quando uma senhora ficou com as vestes sujas por conta da água suja e fedorenta, cena que vez por outra ocorre.

Gestão animal
Criar a Política Municipal de Gestão Animal é o que propõe um novo projeto de lei em análise na Câmara Municipal de Paraíso. A proposta regulamenta as ações a serem realizadas pelo Município para assegurar o bem-estar dos animais e da coletividade. Além das responsabilidades da Prefeitura, de tutores, criadores e comerciantes de animais, o projeto também aborda temas como: animais comunitários; animais de tração ou montaria; proteção e transporte de animais; apreensões e recolhimentos; doação ou leilão de animais apreendidos; e fiscalizações, infrações e penalizações.

Medalhas de Ouro
Três estudantes da Escola Estadual Paraisense, de São Sebastião do Paraíso, receberam medalhas de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP. Eles venceram a edição de 2021, porém, devido à pandemia, a premiação ocorreu apenas nesta semana, em um resort em Florianópolis. Lucas Ferreira de Oliveira, Laura Ferreira de Oliveira e Flávio Maia Novaes, foram os alunos premiados, que, em meio a mais de mil jovens premiados de todas as regiões do Brasil, brilharam ao representar a instituição paraisense

Memória Paraisense
Neste domingo, 11 de junho, completam-se 87 anos do falecimento do Coronel José Honório Vieira, aos 79 anos, fato que foi noticiado pelo Correio da Manhã, do Rio de Janeiro. Conhecido como “Rei do Café de Minas”, ele foi vítima de uma acidente quando inspecionava sua lavoura. Animal que montava “supostamente assustado com uma cascavel”, o atirou fora da sela e ele fraturou o crânio, morrendo pouco depois. A praça da matriz que era denominada Cesário Alvim, foi renomeada com seu nome. (Efemérides Paraisenses)