MELHORIAS

Moradores do Condomínio Cachoeira cobram ações da Prefeitura

Asfaltamento de estrada da Noca, melhoria na drenagem de córrego e manutenção de vias de terra foram reivindicados na Câmara
Por: Ralph Diniz | Categoria: Cidades | 14-06-2023 16:44 | 2364
Foto: Jornal do Sudoeste

Durante a sessão da Câmara de São Sebastião do Paraíso na tarde de segunda-feira, 12 de junho, moradores do Condomínio Cachoeira utilizaram a tribuna virtual para expressar suas inquietações relativas à infraestrutura daquela região.

Em um documento intitulado “Grito de Socorro”, eles apontaram diretamente aos representantes políticos locais, incluindo o prefeito, vereadores e Ministério Público, demandas que consideram urgentes. Entre as necessidades, destacam-se o asfaltamento da Estrada da Noca, a reforma da drenagem de água na ponte do Córrego Espraiado e a manutenção das estradas de terra que ligam o condomínio à Escola Municipal Napoleão Volpe.

No documento, os moradores ressaltam que as condições das estradas muitas vezes impedem o deslocamento para a cidade, trazendo prejuízos cotidianos. Além disso, os estudantes que dependem de ônibus escolares também são prejudicados, visto que os veículos ficam frequentemente danificados na estrada devido à sua má conservação.

Por fim, como parte de suas demandas, os condôminos também solicitam a criação de um termo de acordo em que a Prefeitura se comprometa com datas para a execução das obras necessárias. “Lembramos que os condôminos pagam IPTU ao Município e temos o direito de uma boa estrada, e outras infraestruturas. Não é um favor o que pedimos, mas sim que o Poder Público Municipal cumpra com sua obrigação. Pedimos que olhem por nós e resolvam de vez essa situação”, dizem os moradores no documento lido durante a sessão do Legislativo.

Diante das solicitações, a reportagem do Jornal do Sudoeste entrou em contato com a Prefeitura de Paraíso. Em nota, o prefeito Marcelo Morais demonstra surpresa com o “grito de socorro”, uma vez que, segundo ele, os autores do documento já foram informados sobre o cronograma de obras a serem realizadas pelo município naquela região. Todavia, ele esclarece que o processo de licitação para o projeto do asfaltamento da estrada da Noca será realizado em agosto e as obras devem ter início após o próximo período chuvoso.

O prefeito acredita que pavimentação da estrada que liga a cidade ao Condomínio Cachoeira será concluída em pouco tempo, pois o trecho tem apenas 2,4 quilômetros de extensão. Um estudo de solo e a topografia do local já foram feitos pela Prefeitura. A previsão de custo da obra é de R$ 2 milhões. O valor, inclusive, já estaria disponível para a benfeitoria. “Todos já sabem quando isso vai acontecer”, declara o chefe do Executivo, que também é o responsável pela Secretaria de Obras Públicas e Planejamento Urbano.

Sobre a drenagem das águas do córrego, Morais explica que um loteador próximo ao condomínio demonstrou interesse em realizar esse serviço de forma com que o problema seja solucionado de uma vez por todas.

Por fim, a respeito da manutenção das estradas que ligam o condomínio à escola Napoleão Volpi, Marcelo Morais diz que a Prefeitura já realiza os serviços na região, a fim de possibilitar o trânsito de moradores e estudantes sem maiores problemas. Entretanto, o prefeito lembra que as chuvas acabam danificando as vias. “Tivemos uma chuva na semana retrasada que ninguém estava esperando.  Ela veio e destruiu tudo. E não foi só lá [no condomínio]. Tivemos problemas na Guardinha, na Antinha e no Morro Vermelho”, conclui.