CURTAS EDIÇÃO 2723

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 24-06-2023 05:16 | 2653
Foto: Arquivo

Santa Casa
Teor de reunião realizada na Santa Casa de Misericórdia no início da semana da qual participou o prefeito Marcelo Morais, colheu alguns diretores no contrapé. É que aventou-se a possibilidade que provedor Fernando Montans Alvarenga poderia amigavelmente entregar o cargo e consequentemente a direção daquela instituição para a Prefeitura. Ao pedido de informações feito por um diretor, a resposta foi que Alvarenga irá permanecer até o final de seu mandato. 

Contrária
A 5.ª Promotoria de Justiça da comarca de São Sebastião do Paraíso se manifestou veementemente contrária ao arquivamento de projetos autoria do chefe-do Executivo, que revogavam doações de imóveis feitas  para empresas e pessoas físicas, em algumas gestões anteriores, conforme ficou decidido na sessão de segunda-feira (19). 

“Ilegais nulas”
A 5.ª Promotoria disse ao JS que “segue investigando o caso e que tomará as medidas pertinentes para reaver os imóveis ao patrimônio Municipal com urgência, uma vez que as doações e outras modalidades utilizadas para a transferência e uso dos terrenos “são ilegais e nulas de pleno direito, assim como os demais atos e disposições que as sucederam”.

Roubo
O prefeito Marcelo Morais participava de programa de rádio na manhã de sexta-feira e lhe chegou mensagem de moradora de Termópolis dizendo que aquela comunidade está cada vez mais linda, mas amanheceram tristes e amedrontados, porque à noite tiveram outro assalto e bandidos fizeram uma família refém. Postagem também dava conta de que tinham roubado um veículo. “Queria pedir a você uma atenção para nossa segurança”.

Construções irregulares
Vereadores aprovaram, nesta semana, o projeto de lei que autoriza o Município de São Sebastião do Paraíso regularizar edificações consideradas irregulares e clandestinas, desde que elas apresentem condições mínimas de higiene, segurança, estabilidade, salubridade e habitabilidade, e obedeçam às regras dessa lei. Isso também dará aos cidadãos paraisenses condições para legalização de seus imóveis perante a outros órgãos públicos.

Prazo
O projeto foi encaminhado para sanção do prefeito municipal, que deverá publicar a lei. Os interessados terão três meses, a partir da publicação da lei, para realizar a abertura de protocolo com o pedido de regularização de construções irregulares, apresentando a documentação exigida.

Copasa
Vereador Juliano Carlos (Biju) foi ao escritório regional da Copasa em Paraíso em busca de soluções para a constante falta d’água no Bairro Diamantina e adjacentes. Caminhões pipas foram disponibilizados para minimizar o problema, e pesquisa para identificar vazamentos. “Como é frequente o problema cobrei solução eficaz e imediata, até que investimentos para estruturação definitiva sejam realizados. Saio daqui com a promessa da montagem de uma elevatória no bairro que irá possibilitar estancar o problema”, postou Biju.

Nomeações
O Governo de Minas publicou no Diário Oficial sexta-feira (23/6) a nomeação de mil novos profissionais da Educação aprovados em concurso público para atuar em escolas da rede estadual de ensino. As nomeações são referentes ao saldo de aprovados, após terem sido nomeadas todas as vagas oferecidas no Edital SEE n.º 07/2017. Contempla 500 cargos de Professores de Educação básica e 500 cargos de Especialistas da Educação Básica. Os nomeados atuarão em 268 municípios de 46 SREs.

Memória Paraisense
No dia 23 de junho de 1938, portanto há 85 anos, houve o início da queima de 70 mil sacas de café em São Sebastião do Paraíso, solução adotada pelo governo federal para tentar regular o mercado e baixar o volume de estoques excedentes. A fogueira deveria arder por dois meses seguidos para atingir a cota prevista para a destruição do café, considerado um dos mais saborosos do mundo devido ao suave teor de acidez. (Extraído do Livro Efeméri-des Paraisenses).