DIA DE COOPERAR

No Dia Internacional do Cooperativismo, 43.º Batalhão de Polícia recebe usina fotovoltaica

Por: Nelson Duarte | Categoria: Cidades | 05-07-2023 08:16 | 1040
Foto: FAMA Cinefotografia

Promovido pelo Sistema OCEMG, sábado, dia 1 de julho foi comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo, também conhecido como “Dia C”, movimento “Dia de Cooperar”. Em São Sebastião do Paraíso, em ação conjunta, o Sicoob Nossocrédito, Cooperativa Unimed, Sicoob Paraisocred e Coocamm (Cooperativa dos Cafeicultores da Mogiana Mineira), idealizaram o projeto vinculado à doação de usina energia fotovoltaica com 45 módulos ao 43.º Batalhão de Polícia Militar.

“Hoje estamos comemorando o Dia Internacional do Cooperativismo, de forma muito gratificante, porque embasados no sexto princípio do cooperativismo, exercemos e realizamos uma atividade junto à nossa comunidade, vinculada ao setor de segurança pública. Nesse princípio da intercooperação, estamos aqui com o propósito de reduzir dispêndios financeiros do Estado para que possa ser utilizado em outras atividades, conforme explicou o tenente coronel Assis, na manutenção de viaturas, ensejando mais eficiência e eficácia nos trabalhos de segurança, não apenas à nossa municipalidade, mas regionalmente onde atua”, disse o presidente do Conselho de Administração do Sicoob Nossocrédito, Leonardo Lima Diogo.

No ensejo, ele externou agradecimentos a “todos os policiais que no cotidiano arriscam suas vidas para mantença de nossa integridade física e patrimonial”.

Como presidente do Conselho de Administração do Sicoob Nossocrédito, agradeço à Unimed São Sebastião do Paraíso, ao Sicoob Paraisocred, por nos auxiliarem em diversas atividades. Conseguimos reformar o Hospital em Itamogi, Ecoterapia, diversos trabalhos que realizamos juntos para o bem de nossa comunidade. Agradeço aos nossos conselheiros de Administração, conselheiros Fiscais, colaboradores e principalmente aos nossos cooperados, porque sem estas pessoas que acreditam no verdadeiro cooperativismo, nada disso poderia ser realizado, salientou Leonardo Diogo.

O médico Matheus Colombarolli, presidente da Unimed São Sebastião do Paraíso lembrou de outros projetos e parcerias desenvolvidas anteriormente, entre elas a recuperação de veículo para o Lar Pedacinho do Céu, e faixas elevadas em vias públicas de São Sebastião do Paraíso. “Na Unimed também reformamos o Hospital de Jacuí. São várias ações e é fundamental que nos últimos oito anos temos nos dedicado ao Dia Internacional do Cooperativismo, quando maior número de cooperativas atuam no social, e trazem retorno para as comunidades em que estão inseridas. Hoje, essa prática tudo tem a ver com a prática ESG – que é a sustentabilidade social, ambiental e econômica que tanto se fala. Fico feliz em ter também as cooperativas Coopercitrus e Coocamm conosco, fazendo esta entrega, e que possamos nos próximos anos estarmos juntos novamente, neste dia especial”, salientou.

Representando o presidente do Sicoob Paraisocred, Maurício Mafra, o vice-presidente Paulo Piccirillo agradeceu aos demais parceiros “pela oportunidade de participar de um projeto que realmente traz algo de bom para a comunidade paraisense”.

Após pronunciamentos foi descerrada placa alusiva à doação.

O Sicoob Nossocrédito tem todas suas unidades inseridas no ESG na questão ambiental, social e aplicabilidade e governança. Na questão ambiental, toda energia elétrica consumida é gerada pelo próprio Sicoob Nossocrédito. “Temos uma carga excedente que estamos transferindo para a AMAP - Associação de Amigos do Autista de São Sebastião do Paraíso, e também revitalizamos o parquinho existente naquela entidade, explicou Leonardo Diogo. A doação do excedente de energia foi formalizada na manhã de sábado 1.º de julho.

“É uma satisfação enorme para o Sicoob Nossocrédito entregar para a comunidade aquilo que entendemos possa fazer sentido e geram um bem para o ambiente coletivo, porque assim estamos praticando cooperativismo”, afirmou.

O tenente coronel Fábio Assis Chiaradia, agradeceu a presença das autoridades e todas as instituições representadas. Enalteceu a dedicação das cooperativas com instituições de São Sebastião do Paraíso e da região. “Estou no comando do 43.º BPMMG há cerca de cinco meses e percebo que há união muito grande entre instituições, todas focadas em melhorar a cidade, o município. Isso é importante porque causa impacto nas demais áreas. Todos os esforços feitos por vocês em relação à Polícia Militar, quem ganha é a comunidade.

Explicou que a usina fotovoltaica irá gerar economia, revertida para o policiamento. Disse que havia viaturas que ficaram um, dois meses paradas, por falta de recurso financeiro para serem recuperadas. Com a economia que teremos, elas serão manutenidas mais rapidamente, e teremos mais policiamento nas ruas, afirmou o tenente coronel.

Transformar realidades para melhor, é uma das premissas do cooperativismo, e interesse pela comunidade e pelas pessoas é demonstrado diariamente nas ações e atividades desenvolvidas pelas cooperativas. Unidas elas também investem em projetos específicos e voluntários que contribuem para minimizar os efeitos das desigualdades sociais e promover cidadania entre beneficiados.