CURTAS EDIÇÃO 2726

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 05-07-2023 06:07 | 2527
Foto: Arquivo

Remoção
Veículos abandonados em vias públicas de São Sebastião do Paraíso causando transtornos de toda sorte, começaram a ser removidos para pátio credenciado. Além da poluição visual, conforme apontado em diversas matérias pelo Jornal do Sudoeste, há outros inconvenientes, por serem possíveis criadouros e propagadores de mosquitos transmissores de doenças e animais peçonhentos, além de servir de refúgio para marginais.

Grande número
Conforme a Secretaria Municipal de Segurança, Transporte, Trânsito e Defesa Civil, a Guarda Municipal tem efetuado fiscalizações. Ao serem notificados para que retirem veículos de locais inapropriados, proprietários terão cinco dias para providenciar a remoção. Caso não retirem, serão guinchados. Até o momento, conforme divulgado, a Guarda Municipal realizou três ações. O que não atendeu a notificação, teve veículo removido. Conforme apontado pelo Jornal do Sudoeste, há grande número de veículos em vias públicas em bairros e na área central de Paraíso.

“Faiô”
Por falta de quórum, ou seja, comparecimento de vereadores, não foi realizada na manhã de ontem sessão extraordinária pela Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso, em que seria analisado e votado projeto de lei do chefe do Executivo, que autoriza o Município receber de volta, por meio de doação, a título de retrocessão, parte da área doada ao SESC-MG. Trata-se de compensação proposta pelo prefeito Marcelo Morais, pelo não cumprimento do prazo previsto em contrato para o término da obra. A área a ser devolvida é o campo de futebol, o Estádio Etori Cantieri (Tuim).

Abriu e encerrou
O presidente da Câmara, José Luiz das Graças abriu a sessão e após 15 minutos, prazo regimental, a encerrou por falta de quórum. Solicitou que os fatos fossem anotados em ata. Registrou a presença dele e dos vereadores Pedro Delfante, Antônio César Picirilo, Luiz de Paula, Lisandro Monteiro. O vereador Vinício Scarano justificou que “estava a trabalho”. Vereadora Cidinha Cerize enviou ofício alegando compromissos inadiáveis na Santa Casa. Vereador Marcos Vitorino justificou estar em viagem a Brasília.

Reconvocada
O presidente José Luiz das Graças reagendou a sessão extraordinária para esta quarta-feira (5), às 14 horas, solicitando que todos vereadores estejam presentes, porque o projeto a ser votado é muito importante, e se trata do retorno para o município, de uma área avaliada em R$ 14 milhões.

Escritor Paraisense
A X Festa do Escritor Paraisense, promovida pela Academia Paraisense de Cultura (APC) acontece na noite desta quarta-feira (5) às 19h30 no Teatro do Colégio Paula Frassinetti, com entrada franca. Terá como tema “Minas: Patriazinha”, Compositores e Cantores Mineiros. O acadêmico Clarindo Anacleto de Pádua Netto será o escritor homenageado.

Destruir
O governador Romeu Zema fez duras críticas à resistência de deputados estaduais em votar o Programa de Acompanhamento e Transparência Fiscal (PAF), quinta-feira (29). Disse estar assustado com o comportamento da oposição que segundo ele, quer destruir o Estado. Não satisfeitos em destruir o governo anterior ao meu, querem, mesmo na oposição continuar com esta postura, disse o governador.

Receosos
Prefeitos têm manifestado receio quanto à reforma tributária a ser votada pela Câmara dos Deputados. Temem pela extinção do Imposto Sobre Serviços (ISS), imposto em expansão, porque o setor de serviços é o que mais cresce. Na reforma, o ISS poderá ser unificado com o ICMS estadual, fazendo com que municípios recebam uma parcela do novo Imposto sobre Bens e Serviços, além de 25% da parcela estadual.

Memória Paraisense
Há 54 anos (de 1.º a 5 de julho de 1969) foi realizado no salão nobre da Escola Estadual Clóvis Salgado (na época denominado Ginásio Industrial), o Salão de Música Popular promovido pela PPA Paraíso. Idealizado e dirigido pelo professor e advogado Dr. Benedito Paulo Oliveira e José Lázaro Volpe, foi concorrido evento musical com composições inéditas, e contou com grande número de compositores e intérpretes, de Paraíso e Região. A música “Caminheiro de Paz” composta e interpretada por Terezinha Daher foi a vencedora. A premiação incluiu apresentação no programa Almoço com as Estrelas na TV Tupi. Terezinha foi acompanhada pelo grupo musical Os Regentes. (Com informações do livro Efemérides Paraisenses).