Produtivo
Vereadores à Câmara de São Sebastião do Paraíso estão em recesso neste mês. Balanço das atividades no primeiro semestre pela Assessoria daquela casa salienta que “foi produtivo”. No período, a Casa analisou mais de 150 projetos, entre projetos de lei, de resolução, de lei complementar e emendas à Lei Orgânica. Desse total, 109 projetos já foram aprovados (72% do total), 26 foram arquivados (17%), 15 continuam em tramitação no segundo semestre (10%) e dois foram retirados de pauta por seus autores (1%). De janeiro a junho, os vereadores se reuniram em 20 sessões ordinárias, 10 audiências públicas e uma sessão extraordinária. Também enviaram 406 ofícios e 68 indicações.
Transtornos
Esta coluna constantemente tem sugerido que se faça um reestudo do trânsito em São Sebastião do Paraíso. Cidade bicentenária, ruas estreitas, aumento anual no número de veículos circulando, tem ocasionado transtornos e pontos de congestionamento. Anteriormente era pontual, mas passou a ser em diversos locais, principalmente em horários de pico.
Arriscado
Alguns cruzamentos inspiram mais cuidados, tendo em vista o grande fluxo de veículos. Exemplo disso é o cruzamento da rua José de Bello com a avenida Monsenhor Mancini, onde por vezes veículos estacionados tiram a visão de condutores que precisam aguardar minutos a fio para fazerem a travessia. Há os impacientes que acabam se arriscando e colocando em risco os que descem pela avenida, além de pedestres. Situação parecida ocorre no final da Av. Dr. Jacinto Guimarães Ferreira com a avenida Zezé Amaral. Verdadeiras roletas russas.
“Mobílias” nos lotes
Moradores no Jardim Diamantina têm reclamado sobre o grande número de móveis jogados em inúmeros lotes sem manutenção. Enviaram fotos para esta coluna e afirmam que têm enfrentado “descaso” por parte da administração. Há colchões, sofás, camas e até guarda-roupas. Relatam a invasão de residências por animais peçonhentos. Afirmam que quando ligam em telefones dispon-ibilizados pela Secretaria de Meio Ambiente solicitando providências para serem retiradas “as mobílias” dos lotes sujos, a resposta é que não há mais esta prestação de serviço.
“Abandonados”
Moradoras que se identificou como Maria de Fátima disse que além do abastecimento de água ser péssimo pela Copasa, faltar água todo dia, ela sente que os moradores do Jd. Diamantina estão abandonados. É muito lixo, terrenos sem manutenção, móveis jogados pra todo lado, animais de grande porte pastando pelo bairro e caminhando nas ruas além de cobras e escorpiões, relata.
Foice e machado
Motorista da Prefeitura de João Pinheiro aguardava pacientes que teriam alta médica na Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião do Paraíso, na manhã de segunda-feira (10). Foi assaltado por dois ladrões armados de foice e machado. Levaram seus pertences. O fato foi postado em rede social por pessoa que soube. Acionada a Polícia Militar com base em informações prendeu os dois suspeitos, um de 24, outro com 34 anos. Documentos e parte do dinheiro roubado do motorista foram recuperados. Foram encaminhados ao presídio local.
Podem fiscalizar
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu validar a lei que criou o Estatuto Geral das Guardas Municipais. A norma entrou em vigor em 2014 e foi sancionada pela então presidente Dilma Rousseff para estabelecer normas gerais para as guardas municipais de todo o país. A lei foi questionada no Supremo pela Associação Nacional dos Agentes de Trânsito no Brasil (AGTBrasil). Entre os pontos questionados, a associação pediu a suspensão do trecho que concedeu aos guardas a competência de fiscalização de trânsito. O STF decidiu que, se assim prever na legislação municipal, Guardas Municipais poderão exercer essa função em municípios. Então, mãos à obra.
Memória Paraisense
Em 12 de julho de 1966 (exatos 57 anos) o jogador paraisense, Antônio Lima dos Santos, estreou na Copa do Mundo de Futebol, disputada na Inglaterra. A Seleção Brasileira de futebol enfrentou e venceu por 2 a 0 a seleção da Bulgária. Polivante, Lima atuou em várias posições, como volante, lateral direito, esquerdo e zagueiro. Teve grande destaque nos anos 1960 pelo Santos F.C., ao lado de Pelé e Coutinho. Defendeu também o Juventus SP, Fluminense e Portuguesa Santista.