CURTAS EDIÇÃO 2729

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 15-07-2023 03:00 | 2081
Foto: Arquivo

Bolsas de estudo
Solicitando o cumprimento de lei municipal que prevê o oferecimento anual de bolsas de estudos a servidores públicos municipais estáveis, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Sebastião do Paraíso – Sempre Sudoeste MG, protocolizou ofício na Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Superior. O Sempre alega que no corrente ano a Prefeitura não publicou através da referida Secretaria, oferecendo as pleiteadas bolsas.

Cinquenta por cento
A lei municipal que o Sempre pretende ver cumprida, prevê oferecimento anual de ajuda de custo em forma de bolsas de estudos no valor de 50% do preço da mensalidade aos servidores públicos em cursos de graduação e pós-graduação, relacionados com o cargo exercido pelo servidor beneficiado.

Esticar o prazo
Vereadores à Câmara de São Sebastião do Paraíso reuniram-se na tarde de sexta-feira (14) com a Assessoria Jurídica daquela Casa para sanar dúvidas relacionadas ao projeto de lei em tramitação que autoriza o município receber de volta área onde se localiza o campo de futebol da antiga Praça de Esportes Castelo Branco, entregue ao SESC-MG. É uma forma de compensação pelo atraso na conclusão das obras, e foi proposta pelo prefeito Marcelo Morais, assim que o SESC solicitou seja o prazo esticado até 2026 para concluir o que foi combinado.

Pé atrás
Possivelmente por conta de recente reação da 5.ª Promotoria do Ministério Público na comarca de Paraíso que se insurgiu com decisão do arquivamento de 26 dos 27 projetos de lei que revogavam doação de imóveis do município a empresas locais e particulares, vereadores andam com os pés atrás. E para evitar que novamente tenham “águas pelas barbas”, andam analisando sobre a pretensão de se ter de volta parte da área doada ao SESC-MG.

Alinhando
Tanto é que sete vereadores (faltaram três), reuniram-se no início da semana com o prefeito Marcelo Morais para analisar possíveis implicações, e qual o caminho a ser tomado para delinear a conclusão da obra da unidade do SESC em Paraíso, e para reaver parte da área, de tal forma que arranjem dor de cabeça, e não “pulem em galho seco”. Ficou definido que nesta segunda-feira, 17, a partir das 9 horas será realizada sessão extraordinária para tratar do referido projeto.

Botou fogo
Quinta-feira (23) um interno no Presídio de São Sebastião do Paraíso estava isolado, sozinho em uma cela, conforme apurou o Jornal do Sudoeste, por recomendação médica. Policiais penais de plantão notaram fumaça no interior da cela e verificaram que o detento teria colocado fogo no colchão. Foi retirado da cela e conduzido para atendimento na UPA. Fonte ouvida por esta coluna informa que o estado de saúde do presidiário é normal.

Sobre a calçada
Há uma semana cortaram grande árvore que havia em terreno na rua Alfredo Fidelis Marques, quase confluência com rua Paulo Osias de Sillos. Serviço incompleto porque tocos continuam onde caíram, em cima da calçada, prejudicando a acessibilidade. 

Deferiu
O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), reconheceu o esforço do Governo de Minas em busca do equilíbrio financeiro e deferiu pedido de liminar para que o Estado dê prosseguimento à adesão ao Programa de Acompanhamento e Transparência Fiscal (PAF). Na prática, a decisão suspende a obrigatoriedade de o Estado pagar imediatamente à União uma dívida no valor de R$ 16,4 bilhões em razão de a Assembleia Legislativa ter autorizado a adesão do Governo de Minas ao PAF sete dias após o prazo previsto em lei.

Varada n’água
O ministro Luís Roberto Barroso que andou tropeçando em declarações feitas, por exemplo a “perdeu Mané”, quinta-feira (12) deu mais uma varada n’água na abertura do 59.º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE). Foi vaiado por um grupo de estudantes ao dizer que “enfrentou e derrotou o bolsonarismo”. Sob entendimento que ele “exerceu atividade político-partidária”, crime de responsabilidade previsto para ministros do STF, parlamentares de oposição admitem que irão entrar com processo de “impeachment” contra Barroso.

MEMÓRIA PARAISENSE
Dia 14 de julho de 2002, o neurocirurgião Claudio Vinícius Serrilha realizou na Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião do Paraíso, a primeira neurocirurgia para retirada de tumor cerebral. O paciente estava com 40 anos, e foi um marco na história paraisense, há 21 anos, registrado pelo Jornal do Sudoeste. Consta também no livro Efemérides Paraisenses.