Seja na política, na igreja ou nos tantos trabalhos voluntários que realiza, Antônio César Picirilo é um nome que todos em São Sebastião do Paraíso conhecem. Hoje, aos 72 anos, ele continua sendo uma figura que dedica a vida ao serviço da comunidade. E uma de suas ações que vem chamando a atenção é a revitalização de praças e canteiros pela cidade.
Toninho Picirilo começou essa jornada quando ainda era muito jovem. “Com dezesseis anos de idade eu já era vicentino”, conta ele, referindo-se ao seu envolvimento com a Sociedade de São Vicente de Paulo, uma organização católica dedicada ao serviço aos pobres. Desde então, o espírito de serviço ao próximo se tornou um tema constante em sua vida, desde sua juventude até os dias atuais.
Sua motivação para revitalizar os espaços públicos de Paraíso teve origem quando, ainda garoto, limpava não apenas a calçada de sua casa, como também a dos vizinhos. “Sempre tive alegria em ajudar as pessoas. Na maioria das vezes, olho primeiro para o outro, depois para mim”, conta.
E foi olhando com amor para a cidade em que nasceu que Picirilo resolveu fazer a sua parte. Vereador da cidade, ele sabe que a administração pública nem sempre consegue realizar tudo o que é necessário no município, afinal, são muitas as prioridades de um gestor. Por isso, como um bom cidadão, ele simplesmente faz a sua parte. “Comecei por querer bem a minha terra e por me preocupar com todas as situações dela. Para mim, a aparência da cidade é muito importante, por isso eu quis fazer algo para melhorá-la. Essa é a minha contribuição”, declara.
O trabalho começa com a limpeza dos locais. O mato é capinado, o lixo é recolhido e as guias e muretas recebem uma demão de tinta. Parece pouco, mas tem feito a diferença para quem vive próximo às praças e canteiros. “Eu moro no San Genaro há muitos anos e sempre vi o senhor Toninho fazendo esse trabalho por aqui. Isso nos emociona, porque mostra que ainda existem pessoas que se preocupam com o próximo. É muito bonito ver isso e a gente valoriza todo esse esforço”, diz a moradora Maria Antônia de Souza.
Por sua ação como agente do Legislativo municipal, Picirilo circula por todo o município. E é durante suas “andanças” que ele identifica quais locais públicos precisam de cuidado. “Eu conheço a cidade todinha. Eu ando na cidade toda. Então eu vejo tudo. Se for pra elencar os problemas da cidade, eu sou uma pessoa indicada para falar sobre o assunto.”
Mas, apesar do esforço, nem todos veem suas ações com o mesmo olhar positivo. Para aqueles que dizem que suas ações são apenas para autopromoção, Toninho responde: “É só buscar conhecer um pouco da minha história. As pessoas mais antigas da cidade sabem muito bem disso. Desde que eu nasci e trabalhei na roça, eu sempre procurei ajudar ao próximo e ser uma pessoa melhor. Eu entrei na vida pública aos 50 anos, antes, nem gostava de ouvir sobre política. Só aderi a esta ideia depois de ouvir de muitas pessoas que eu poderia contribuir ainda mais com a comunidade sendo político”, confessa.
Todo material utilizado para a limpeza, restauração e até pintura dos espaços públicos são custeados pelo próprio Picirilo. “Tudo sai do meu bolso e o trabalho vem dos meus braços”. E, apesar de seu trabalho árduo, Toninho é rápido em apontar que a responsabilidade de manter a cidade não é apenas sua. “Todos nós somos responsáveis pela nossa cidade”, diz ele, encorajando outros a participarem desse esforço. “Nos locais onde eu estou, nunca consigo fazer tudo o que a praça ou canteiro precisa de uma só vez. Então, quem puder, pode aderir à ideia e colaborar como puder”, conclui.