CURTAS EDIÇÃO 2731

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 22-07-2023 07:08 | 1367
Foto: Arquivo

Imprudência continua
Condutores de veículos, com alto grau de irresponsabilidade, continuam fazendo conversão indevidas atravessando a pista na MGC 491 em local de duas faixas contínuas, pequena lombada, colocando suas vidas, a de familiares e de outras pessoas em risco. Quinta-feira (20) o condutor de um Fiat Uno saiu de um estabelecimento atacadista fez uma trapalhada dessas. Em vez de seguir até uma rotatória um pouco à frente, convergiu com a intenção de retornar a Paraíso. Um caminhão seguia no mesmo sentido e bateu na traseira do Uno. Duas pessoas se feriram. Tiveram sorte, poderiam ter morrido. O imprudente acabou arranjando problemas para o caminhoneiro. 

Nem aí...
Lamentavelmente não se vê ações decididas para se colocar um paradeiro nessa falta de respeito com a integridade alheia. Há quase dois anos o atacado está funcionando com esse acesso e saída de veículos de maneira precária, dando margem para irresponsáveis como se vê aos montes naquele local, dia e noite. Tem muita gente deixando de cumprir dever de que está investido.

Condenada
Uma empreiteira sediada no Estado do Amazonas que atuou na construção de parte das obras no campus da UFLA – Universidade Federal de Lavras em São Sebastião do Paraíso e teve seu contrato cancelado, foi condenada a pagar indenização no valor de R$ 100 mil, por dano moral coletivo. O motivo seria a dispensa injustificada de trabalhadores sem o devido pagamento de verbas rescisórias, e também infrações por atrasos e não pagamentos de salários. A informação é da Procuradoria do Trabalho, em Varginha.

Empinadas
Domingo passado algumas pessoas que caminhavam à tarde no “campão”, “Estádio Irmãos Capatti”, presenciaram dois motociclistas circulando e empinando motos no pátio da Arena João Mambrini. Inconformado, uma dessas pessoas que estavam no campão disse a esta coluna que atravessou o portão e se dirigiu a um guarda municipal que presenciava impassível, tudo aquilo, ponderando que veículos estacionados naquele pátio poderiam ser danificados. Perdeu tempo. As motos continuaram sendo empinadas.

Recapeamento
A Secretaria municipal de Obras de São Sebastião do Paraíso iniciou nesta semana o recapeamento de ruas na região da Lagoinha. E conforme divulgado pela Secretaria de Comunicação será dada continuidade como parte de recuperação de vias públicas. De fato, algumas carecendo desse serviço há algum tempo.

Bom estado
No entanto, chama a atenção na relação de ruas divulgadas, é que algumas, calçadas com bloquetes estão em bom estado, ou com problemas pontuais mínimos, por exemplo a rua Mariana Amaral, onde seria acertar a base e refazer calçamento com os próprios bloquetes. Além de ser mais duráveis que o asfalto, há de se considerar o aspecto ambiental. Jogar asfalto sobre via pública que está bem conservada, é desperdiçar dinheiro público, ainda mais quando cidade afora ainda muitas ruas “de terra”, esperando por bloquetes, ou, na pior das hipóteses, asfalto.

Cocaína e crack
O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), anunciou na manhã de sexta-feira (21) o investimento de R$ 10 milhões para a pesquisa da Calixcoca, vacina terapêutica para o tratamento da dependência de cocaína e crack que vem sendo desenvolvida pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) desde 2015. O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, disse que não se pode perder tempo, e a UFMG consiga iniciar pesquisas clínicas em humanos, a fim de disponibilizar a vacina o mais breve possível para os brasileiros.

Memória Paraisense
Em 21 de julho de 1959, portanto há 64 anos, fundou-se a Associação dos Contabilistas de São Sebastião do Paraíso, com o propósito de congregar profissionais do setor contábil e ampliar as condições para melhor atender à crescente demanda do número de empresas na cidade. Um dos incentivadores da criação dessa entidade foi o professor Benedito Ferreira Calafiori. Também presidiu referida entidade, Nicola Carlomagno, Jeber Esper, Mário Tonzar, Antônio Ribeiro Duarte, José Feliciano e Roberto Lisboa. (Fonte: Efemérides Paraisenses)