Há mais de 50 anos existe em São Sebastião do Paraíso pessoas que praticam e tem como hobby o aeromodelismo. Por este grato motivo, o Jornal do Sudoeste entrevistou o presidente do Clube Paraisense de Aeromodelismo, o piloto e instrutor de voo destas fantásticas máquinas voadoras, Nilson das Neves Pedrosa. Nilson disse que quando se fala sobre Aeromodelismo, algumas pessoas imaginam algo monótono e sem graça, mas nada poderia estar mais longe da verdade! Fazer voar um avião aeromodelo é uma experiência única e incrível. É uma sensação de liberdade e velocidade sem mencionar a adrenalina e a satisfação incrível de fazer um voo perfeito, afirma o instrutor.
E é justamente essa paixão pelo aeromodelismo que motiva as pessoas arrumarem tempo para pratica-lo, independentemente da correria do dia a dia. Mas além do prazer, existem outros benefícios no aprendizado do aeromodelismo, explica. Chamado de esporte ciência, construir e voar um modelo ajuda a desenvolver habilidades motoras, como coordenação e precisão, garante o instrutor.
A cada voo bem sucedido, o cérebro do piloto fica mais afiado, o que é benefício para outras áreas da vida, como no trabalho ou no estudo, disse professor Nilson. Além disso, ajuda a desenvolver a concentração e a capacidade de solucionar problemas, já que muitas vezes é preciso achar uma solução rápida para problemas técnicos que surgem durante o voo. Outra vantagem do aeromodelismo é a comunidade envolvida. Ao se juntar a um clube de aeromodelismo, você encontra uma comunidade de pessoas apaixonadas pelo mesmo hobby, atraindo também curiosos e entusiastas, e isto faz do Clube Paraisense de Aeromodelismo uma grande família, confirma o professor.
O Clube é um ótimo lugar para se fazer amigos, trocar conhecimentos e compartilhar experiências. Além disso, o Clube organiza eventos regulares, como voos em grupos e competições, o que aumenta a diversão e o desafio. O aeromodelismo é um hobby fascinante que pode ser aprendido por qualquer pessoa, independentemente de idade ou habilidade, enfatiza o instrutor. O aluno pode começar a aprender com modelo mais simples, barato e ir evoluindo, à medida que aprende mais, explica.
O objetivo dos membros do Clube Paraisense de Aeromodelismo é levar o aeromodelismo para dentro de escolas, obter incentivo dos poderes Executivo e Legislativo. Formar parcerias, entrar para o calendário oficial de eventos do município e ser referência nesta modalidade de esporte, como já fomos um dia, almeja a diretoria do Clube.
Finalizando, o piloto e instrutor Nilson Pedrosa faz um convite a todos os interessados: “Venham nos visitar, venham sentir o prazer de “voar com os pés no chão”, seja um aeromodelista .