TREINAMENTOS

Bombeiros realizam treinamento de incêndio e emergência no Hospital Gedor Silveira

“Operação Rota de Emergência” tem como objetivo prevenir maiores danos em caso de incêndios em hospitais de Minas Gerais
Por: Ralph Diniz | Categoria: Cidades | 26-07-2023 09:33 | 918
Treinamento teve como objetivo orientar os profissionais e padronizar procedimentos de evacuação em caso de incêndio
Treinamento teve como objetivo orientar os profissionais e padronizar procedimentos de evacuação em caso de incêndio Foto: Reprodução

Na segunda-feira, 24, o 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros de São Sebastião do Paraíso coordenou um simulado de incêndio e emergência no Hospital Gedor Silveira. Esse exercício, parte da “Operação Rota de Emergência”, foi executado para disseminar a cultura de prevenção e auto-proteção e testar o plano de intervenção de incêndios em hospitais públicos e privados de referência em Minas Gerais.

A operação ocorreu na ala feminina do hospital, onde um simulado de incêndio foi montado pelos militares. A fim de evitar desconforto aos pacientes, a evacuação emergencial foi executada de maneira parcial, com a participação de 34 pacientes.

No planejamento da operação, a responsabilidade das ações iniciais (identificação do incêndio, acionamento do alarme, evacuação emergencial dos pacientes e orientação do Corpo de Bombeiros à chegada no hospital) ficou a cargo dos próprios funcionários do hospital, que atuaram como brigadistas orgânicos.

O simulado, que contou com a participação de seis militares do 2º Pelotão de Bombeiros e 12 profissionais de saúde e colaboradores do hospital, teve uma duração total de 10 minutos. A guarnição de incêndio respondeu em aproximadamente quatro minutos, compreendendo desde o acionamento do telefone emergencial “193” até a chegada do caminhão auto bomba ao local. Simultaneamente, a retirada dos ocupantes para um local seguro foi realizada pelos brigadistas em menos de quatro minutos.

A “Operação Rota de Emergência” foi considerada um sucesso pelo comando do 2º Batalhão. “Esse treinamento é de suma importância para orientar os profissionais de saúde, padronizar procedimentos de evacuação de emergência e auxiliar o Corpo de Bombeiros na identificação de possíveis situações que possam comprometer a execução das atividades de salvamento e atendimento operacional em caso de real necessidade”, conclui.

Ao todo, seis militares, 12 profissionais do hospital e 34 pacientes participaram do treinamento