CURTAS EDIÇÃO 2734

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 02-08-2023 17:30 | 528
Foto: Arquivo

Prejuízo
Informação publicada pelo Jornal do Sudoeste em nossa edição de sábado (26), dando conta da difícil situação financeira do Hospital Gedor Silveira que convive com prejuízo mensal na ordem de R$ 300 mil, o que poderá dentro de trinta dias provocar o fechamento das portas daquela instituição, mostra a realidade vivida ao longo de muitos anos, conforme demonstrado por diretorias anteriores. O valor pago pelo SUS pela diária de pacientes é irrisória, não cobre sequer despesas com alimentação. E a quase totalidade de pacientes é atendida via SUS.

Defasados
Acordo firmado em Ação Civil Pública, que tramita na Justiça Federal, previa uma colaboração financeira entre Município, Estado e Governo Federal com objetivo de corrigir o valor das diárias hospitalares, de modo garantir o atendimento a pacientes, mas com equilíbrio financeiro do Hospital Gedor Silveira. No entanto, de acordo com o presidente do Conselho Diretor, e Curador, Fernando Alvarenga, aquela instituição continua recebendo diárias com valores defasados.

Crônicos
Algumas considerações precisam ser feitas quanto ao possível fechamento do Hospital Gedor Silveira, conforme anunciou Fernando Alvarenga. Se fechar, não mais será reaberto, pois órgãos governamentais não têm mínimo interesse em manter hospitais psiquiátricos. Somente quem tem familiar, amigo, ou pessoas próximas, na condição de paciente psiquiátrico crônico, pode avaliar de cátedra esta questão.

Insatisfeitas
Tem “dado pano para mangas” a mudança da USF do Parque Belvedere para a USF no bairro João XXIII. Pessoas que se utilizam do postinho no bairro ficaram insatisfeitas, o que foi manifestado em redes sociais. Reclamam sobre a distância, demanda do bairro, falta de transporte, e que teria ficado “fora de mão”. Uma internauta apontou que o Belvedere é bairro “sem mercado, padaria, e pra piorar, sem USF”. O prefeito Marcelo Morais argumentou se tratar de mudança temporária.

“Pelo contrário”
“Não tem nada disso de tirar Unidade do Belvedere, muito pelo contrário. Conseguimos credenciar mais uma unidade para a região, e enquanto estamos procurando uma casa pra alugar, para não perder a unidade de saúde, vamos colocar mais uma de forma provisória no João XXIII que consegue atender as duas regiões”, respondeu o prefeito. Sobre reclamações sobre lixo no bairro, ele aconselhou que a própria comunidade precisa cobrar da população (moradores) porque vamos e limpamos, dois dias após, está uma sujeira geral”.

Fio solto
Está em vigor lei que orienta empresas quanto à distribuição adequada de fios nos postes. A lei determina obrigatoriedade de concessionária ou permissionárias de serviços públicos, empresas privadas e prestadoras de serviço de cabeamento que utilizam fiação aérea, a realizar o alinhamento e retirada dos fios excedentes. Quem descumprir a determinação poderá ser punida conforme prevê a lei, no município de Ipatinga.

Obrigar
Após pressão de parlamentares oposicionistas, o presidente da CPMI dos Atos Golpistas, deputado Arthur Oliveira Maia, anunciou que cobrará novamente do ministro da Justiça, Flávio Dino, o envio das imagens registradas na sede da pasta na data da invasão ao Planalto, ao Congresso e ao Supremo Tribunal Federal. Se Dino voltar a negar o acesso ao material, a CPMI acionará o STF para obrigar o ministro a enviar o conteúdo.

Memória Paraisense
Há 98 anos, ou seja, dia 2 de agosto de 1925, foi lançada em São Sebastião do Paraíso o jornal “Folha do Sul”, sob direção e redação de João Leite Junior. “Façamos a revolução antes que o povo a faça”. Em sua edição n.º 85 matéria contestava a postura de lideranças políticas sobre o livre direito ao voto e conclamava: “Pela liberdade de voto”. Já na edição 126, publicada em 9 de agosto de 1928, o jornal comentava sobre seu terceiro ano de existência. (Com informação extraída do livro Efemérides Paraisenses)