FALTAM ELEMENTOS

Na Praça dos Expedicionários ainda faltam elementos que façam exaltar a saga por eles vivida

Por: Sebastião Tadeu Ribeiro | Categoria: Cidades | 05-08-2023 07:46 | 2350
Praça dos Expedicionários, merece melhorias e demais merecidas honrarias que façam exaltar a saga vivida pelos saudosos ex-combatentes paraisenses na Segunda Guerra Mundial
Praça dos Expedicionários, merece melhorias e demais merecidas honrarias que façam exaltar a saga vivida pelos saudosos ex-combatentes paraisenses na Segunda Guerra Mundial Foto: Tadeuzinho

Em São Sebastião do Paraíso, no Bairro Mocoquinha, existe um logradouro público, entre a Av. Angelo Calafiori, Rua Braz de Bello e Rua Santo Antônio, que se trata da “Praça dos Expedicionários”. A denominação foi em justa homenagem aos dezoito paraisenses que integraram heroicamente a FEB (Força Expedicionária Brasileira), enviados para o campo de batalha na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial, em sua fase final, nos anos 1944 /1945. A vitória final foi comemorada em 25 de maio de 1945.

O Jornal do Sudoeste tem orgulho e prazer de relacionar a população de São Sebastião do Paraíso, os nomes dos dezoito heróis e vitoriosos paraisenses que foram enviados para o campo de batalha na Itália, os saudosos, Afonso Carlos Prado, Alexandre Spósito, Antônio Formagio, Carlos Delfante, Dario Salles Naves, Geraldo Caetano Pimenta, Geraldo Giubilei, Hercílio Rivelino, Joaquim Antônio Dimas, José Colombaroli, José Curti, José Ferreira dos Reis, José Fioravanti, José Francisco Pimenta de Pádua, José Silvério da Silva, Pedro Braghini, Sebastião Pimenta Gonçalves, Sebastião Souza Vieira e Vivaldo Gonçalves do Nascimento. 

No dia 17 de outubro de 1972, na gestão do então prefeito Dr. Luiz Ferreira Calafior foi inaugurado o “Monumento aos Pracinhas Paraisenses”, monumento este em forma de taça, em homenagem aos ex-combatentes. No neste evento comemorativo, discursou o saudoso ex-combatente, José Colombaroli.

Em abril de 1992 foi inaugurada a reforma da referida Praça, na gestão do então Prefeito, o saudoso Waldir Marcolini, deixou de existir o monumento ali erigido, sendo substituído por uma mureta com o nome dos dezoito pracinhas. Infelizmente o local não faz jus à memória dos nossos heróis conterrâneos, pois na Praça dos Expedicionários ainda faltam elementos que façam exaltar a saga por eles vivida.  

Urge que algo possa ser feito naquele local, já que os nossos Pracinhas voltaram vitoriosos, combatendo um inimigo aguerrido e experiente na arte da guerra. 

Já se disse alhures: “Conspira contra a própria grandeza, o povo que não cultua seus feitos heroicos”.