CURTAS EDIÇÃO 2735

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 05-08-2023 04:55 | 1786
Foto: Arquivo

“Sem árvores”
Nesta semana, árvores foram cortadas na Praça São José. Estavam secas há algum tempo. Vídeo gravado mostra alguns saguis sobre alguns troncos no chão, sem saber para aonde iam. Os macaquinhos eram sempre vistos sobre as árvores, e questionamentos foram feitos, se não teria sido mais prudente, a Prefeitura ter recorrido a órgãos de proteção ambiental para remover os saguis e lhes dar destinação correta, antes de cortar as árvores. 

Falta trato
Quem ao percorrer a cidade olha atentamente para praças, ruas e avenidas onde há árvores não terá dificuldade em ver que estão carecendo ser tratadas. Não há manutenção. No que pese a intenção ter sido louvável quando do plantio de boa parte delas, a espécie não era apropriada. Arrebentam calçadas, e outras, debaixo de fiação elétrica, têm sofrido podas radicais, ficando com aspecto feio, verdadeira poluição visual, por exemplo, ao longo da rua Dr. Placidino Brigagão. Já deveriam ter sido gradativamente substituídas. Outras estão tomadas por ervas daninhas a lhes sugar. Candidatas a ter o mesmo destino das que viraram toco, na Praça São José. 

Terceirizar
Meses atrás, o prefeito Marcelo Morais disse a esta coluna ser sua intenção contratar empresa terceirizada para efetuar o plantio e manutenção de árvores em vias públicas, de vez que o número de funcionários municipais para atendimento neste setor, é insuficiente. A ideia é boa. Tomara que vingue, e seja colocada em prática sem maiores delongas. 

Alta velocidade
Morador na rua Cezarino Fabro entrou em contato com o Jornal do Sudoeste para solicitar providências da Secretaria de Segurança e Trânsito. Conforme explicou, aumentou muito o tráfego de veículos naquela via, e condutores entram em alta velocidade, vindos da avenida Manoel Caetano Nascimento, e atropelamentos têm acontecido. Nesta semana, segundo ele, uma senhora foi atingida. “Isto aqui está muito perigoso”, afirmou.

Audiência pública
Vereador Lisandro Monteiro solicitou ao presidente da Câmara Municipal de Paraíso, José Luiz das Graças, audiência pública para tratar da difícil situação financeira do Hospital Gedor Silveira, que corre o risco de ter portas fechadas em trinta dias. Sugeriu sejam convidados prefeitos e secretários de Saúde de municípios atendidos pelo hospital, bem como deputados, para debaterem o assunto a fim de se encontrar solução para a continuidade no atendimento.

ACISSP 65 anos
A Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de São Sebastião do Paraíso – ACISSP, comemorou quinta-feira (3/8), 65 anos de fundação, e dez anos de instalação da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). A importância da instituição, reconhecida não apenas em Minas Gerais, mas a nível nacional, destacada no evento. O espírito empreendedor de seis beneméritos da cidade que se organizaram para a fundação da associação, Napoleão Joele, Delson Scarano, Rui Barbosa de Oliveira, Mário de Figueiredo Santos, Dr. Carlos Salviano de Paula e Antônio Marcolini se juntaram a 59 subscreventes e deram início à ACISSP, foi destacada.

Fim de ano
Articulada pela ACISSP, reunião nesta semana entre diretores da associação, empresários representantes de cooperativas com o prefeito Marcelo Morais, tratou sobre preparativos para o final de ano. A proposta é unir poder público, ACISSP e empresários para decorar pontos da cidade para potencializar a atração de visitantes durante as comemorações natalinas. A inauguração da decoração está prevista para a segunda semana de novembro, com apresentações culturais e artísticas.

Censo Previdenciário
O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) começa na segunda-feira (7/8) a segunda etapa do 1º Censo Previdenciário do Regime Próprio de Previdência Social de Minas Gerais (RPPS-MG). Nesta fase, são esperados que cerca de 240 mil aposentados e afastados preliminarmente para aposentadoria vinculados ao Poder Executivo realizem o recenseamento. O presidente do Ipsemg, André dos Anjos, destaca que “é indispensável a participação dos inativos do Estado no Censo, para que o Governo de Minas possa manter as informações previdenciárias atualizadas e compatíveis com a base de dados nacional gerida pelo Ministério da Previdência Social”.

Memória Paraisense
Finda a Segunda Guerra Mundial, no dia 3 de agosto de 1945 (portanto há 78 anos), retornaram a São Sebastião do Paraíso, recebidos como heróis os seguintes combatentes paraisenses: Afonso Carlos Prado, Alexandre Sposito, Carlos Delfante, Dario Salles Naves, Geraldo Caetano Pimenta, Geraldo Giubilei, Hercílio Revelino, Joaquim Antônio Dimas, José Colombaroli, José Curti, José Ferreira dos Reis, José Fioravanti, José Silvério da Silva, Pedro Braghini, Sebastião Gonçalves Pimenta, Sebastião Souza Vieira e Vivaldo Gonçalves do Nascimento. Chegaram de trem pela Mogiana.