DESMENTEM

Autoridades da causa animal desmentem rumores de abandono de cães

Denúncia veiculada nas redes sociais afirma que Prefeitura de Paraíso recolhia cães de rua e os abandonava no trevo de Itamogi
Por: Ralph Diniz | Categoria: Cidades | 06-08-2023 09:45 | 914
Juliano Reis (Biju), vereador e membro da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da Câmara de Paraíso
Juliano Reis (Biju), vereador e membro da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da Câmara de Paraíso Foto: Arquivo

Em resposta a denúncias recentes de que a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso estaria recolhendo cães e os abandonando na cidade vizinha de Itamogi, autoridades locais que atuam na causa dos cuidados e da defesa dos direitos dos animais negaram veementemente a veracidade das alegações. A informação, que ganhou força principalmente entre protetores e ativistas, teve origem de supostas testemunhas oculares do fato.

As alegações indicavam que um caminhão da Prefeitura havia recolhido cães em diferentes pontos da cidade, como no Estádio Municipal Irmãos Capatti, em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e em algumas praças públicas, provocando revolta e indignação dos populares.

Contudo, a informação foi desmentida. Luciano Santana, responsável pelo Departamento Municipal de Controle de Zoonoses, nega as alegações. “Em nenhum momento a Prefeitura recolheu animais de rua de São Sebastião do Paraíso, os colocou em um caminhão e os soltou em trecho de cidade alguma”.

O servidor ainda aponta quem poderiam ser as pessoas que criaram e espalharam o que ele afirma ser um “boato”. “Desde o começo da gestão da atual administração, o nosso departamento, juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente, tem atendido a muitas denúncias, tanto de maus tratos, como de pessoas que são acumuladoras de animais... E por atender a essas denúncias, causamos certo desconforto a esses cuiddores, que passam a inventar histórias que não existem”, diz o coordenador do departamento responsável pelo canil municipal.

Santana também esclarece a situação do transporte de animais com o caminhão, explicando que era parte de uma feira de adoção. “O que aconteceu neste mês que alguma pessoa pode ter visto os cachorros em cima de um caminhão foi por causa da nossa feira de adoção realizada no bairro São Judas. Nós levamos os cães para a feira em um veículo. Os que foram adotados, seguiram com os seus novos tutores, já os outros voltaram para o canil municipal”, conclui.

Juliano Reis (Biju), vereador e membro da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da Câmara de Paraíso, ecoa a indignação de Santana. “Isso é uma grande mentira. E o que me deixa mais chateado, é o fato de algumas pessoas espalharem a notícia antes de verificar se tudo procede”.

O vereador também esclarece que a Prefeitura recolheu, sim, um animal de rua no Campão, porém, a ação foi necessária uma vez que ele apresentava comportamento agressivo. “A única intervenção que houve, foi do recolhimento de um cão que estava avançando em algumas pessoas no Campão enquanto as mesmas faziam suas caminhadas, inclusive mordeu duas pessoas lá. No intuito de preservar a integridade física das pessoas e a vida do animal, ele foi remanejado para o canil. Uma pessoa maldosa poderia querer ‘fazer justiça com as próprias mãos’ e agredir o cãozinho ou até matá-lo”, explica.

Além disso, Biju destacou as realizações recentes da administração na defesa dos direitos dos animais. “Nossa administração trouxe o que na história de Paraíso nenhuma outra fez. Foram mais de cinco mil castrações, com medicações, vermifugação e todo suporte necessário, totalmente gratuito para nossos animais. Iniciamos neste ano de 2023 um marco histórico, um programa de vacinação polivalente (V8), com mais de 2 mil imunizações. E este ano ainda, junto com meu parceiro da causa, o vereador Marcão [Marcos Antônio Vitorino, presidente da comissão], com o apoio do deputado Noraldino e o prefeito Marcelo Morais, lutaremos por mais castrações para o controle populacional de animais de Paraíso, sem contar o belo projeto do Executivo para gestão animal que tramita na Câmara atualmente,” finaliza o vereador.

Em meio à controvérsia, a reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Itamogi, a fim de saber se havia denúncias de abandono de animais no trevo que dá acesso à cidade. O coordenador epidemiológico do município, Rodrigo Calzavara, declara que a informação de abandono não chegou até o setor e que, tanto ele quanto outros servidores da Vigilância em Saúde, não perceberam nenhuma movimentação de cães no trecho apontado pelos supostos denunciantes. “Eu mesmo passo pelo trevo todos os dias, e nunca vi nada nesse sentido. Também não percebemos o aumento de animais de rua aqui na cidade. Só tem os nossos”, esclarece..