CURTAS EDIÇÃO

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 09-08-2023 07:01 | 358
Foto: Arquivo

Gedor
Vereadores à Câmara de São Sebastião do Paraíso foram ontem ao Hospital Gedor Silveira, onde se reuniram com diretores da instituição objetivando contribuir na busca de soluções para que não ocorra seu fechamento. Por conta de valores insuficientes pagos pelas diárias de pacientes via SUS, conforme divulgado o prejuízo mensal está na ordem de R$ 300 mil. Presentes os vereadores José Luiz das Graças, presidente, Juliano Carlos (Biju), Toninho Picirilo, Vinício Scarano Pedroso, Marcos Vitorino (Marcão), Sérgio Gomes, Luiz de Paula, Cidinha Cerize, Lisandro Monteiro.

Gabinete
Em seguida, o presidente e curador da Fundação Gedor Silveira, Fernando Montans Alvarenga e diretores da instituição, juntamente com vereadores, se reuniram com o prefeito Marcelo Morais em seu gabinete, reunião intermediada pelo presidente da Câmara. Também presente o vice-prefeito Daniel Tales. Conforme ficou definido, audiência pública para qual serão convidados prefeito e secretários municipais de Saúde de municípios atendidos pelo Gedor Silveira, dentre outras autoridades, está prevista para o próximo dia 17.

Só a intenção
A construção da sede própria da 4.ª Delegacia Regional de Polícia Civil em São Sebastião do Paraíso, vai demorar um pouco mais. Por ora, está apenas nas intenções. É o que ficou claro no ofício recebido pela Câmara Municipal, em resposta a questionamento feito por aquela Casa. “Embora persista o interesse da Polícia Civil em avançar com a construção, em 5 de dezembro de 2016 foi decretada situação de calamidade financeira no âmbito do Estado de Minas Gerais, motivo pela qual a operação foi suspensa”, afirmou Frederico Lopes Abelha, chefe de gabinete da Polícia Civil de MG.

Balanças
O vereador Luiz de Paula solicitou envio de ofícios ao DER-MG, para a sede em Belo Horizonte e regional em Passos, solicitando sejam aferidas duas balanças existente na rodovia MG 050 km 400 em São Sebastião do Paraíso. Afirmou que caminhoneiros estão revoltados com a pesagem feita que apresenta diferença quando comparadas com as de outros locais. Citou que um caminhoneiro paraisense passou pela balança em Paraíso e não constou excesso de peso, e logo adiante, em Arceburgo, a pesagem acusou 300 quilos a maior.

Não é fácil
Luiz de Paula enaltece a profissão de caminhoneiros, sugerindo sejam mais valorizados, lembrando o dito popular que “sem caminhão o Brasil para”. A vida de caminhoneiro não é fácil, ficam longe de casa por alguns dias, e ainda são multados sem merecer, isto é uma falta de respeito, afirmou.

Saguis
Vereador Sérgio Aparecido Gomes (Serginho), citou nota da coluna Curtas deste “JS” publicada na edição de sábado, sobre corte de árvores na Pça São José. De maneira regimental ele solicitou informação ao executivo municipal sobre a destinação dada aos saguis que habitavam aquela área, problema ambiental que conforme disse Serginho, causou comoção em algumas pessoas.

Crescimento econômico
Como parte das comemorações dos 65 anos de fundação da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços, etapa do Circuito E-Minas 2023 foi realizada em São Sebastião do Paraíso pela ACISSP e Federaminas. Reuniu lideranças e autoridades que trataram sobre crescimento econômico mineiro, atração de investimentos e fortalecimento do empreendedorismo local e região.

MEMÓRIA PARAISENSE
No dia 7 de agosto de 1933, portanto há 90 anos se iniciaram em São Sebastião do Paraíso as atividades da “Escola Santo Antônio”, sob direção da Professora Alda Polastre. Contou com lições das professoras Gilda Aloise, Geni Soares e Helena Paiva. Em seus dez primeiros anos, cerca de 500 alunos foram diplomados por aquela modelar casa de ensino. (Fonte: Efemérides Paraisenses)