PALESTRA ACISSP

Economista Rita Mundim apresentou perspectivas econômicas em palestra realizada no teatro ACISSP

Evento, que contou com a parceria do Sicoob Nossocredito, aconteceu na quinta-feira e apresentou os cenários econômicos e a importância do agronegócio para o país.
Por: . | Categoria: Entretenimento | 11-08-2023 10:02 | 871
Foto: Divulgação

Dando continuidade às comemorações dos 65 anos da ACISSP e 10 anos da CDL, foi realizada quinta-feira, dia 10, palestra com a economista Rita Mundim. O evento foi no teatro da associação e foram apresentadas as perspectivas econômicas para o país e o mundo.

Rita Mundim é economista e colunista da Rádio Itatiaia, Mestre em Administração, Especialista em Ciências Contábeis pela Fundação Getúlio Vargas e em Mercado de Capitais pela Universidade Federal de Minas Gerais, economista pela UFMG, professora da Fundação Dom Cabral. É também CFG (Certificação ANBIMA de Fundamentos em Gestão) e CGA (Certificação de Gestores ANBIMA) e Administradora de Carteiras de Valores Mobiliários (CVM). É membro do Conselho de Política Econômica da FIEMG.

Rita Mundim destacou a importância do cooperativismo e do associativismo para o fortalecimento dos setores produtivos da economia regional e frisou a fundamental importância do agronegócio na composição do PIB brasileiro e fator de geração de emprego e renda no país.

As práticas econômicas mundialmente referenciais, como compliance e ESG (do inglês, sigla para boas práticas de gestão em governança, meio ambiente e responsabilidade social) foram reforçadas pela economista, apresentando o movimento global de buscas por empresas enquadradas nesses parâmetros.

Ainda o processo de retorno das etapas produtivas da indústria local que se tornou forte tendência após a pandemia mostrar os riscos de terceirizar parte do processo industrial para outros países, principalmente os asiáticos.

Um grande destaque da apresentação de Rita Mundim foi sobre a importância do agronegócio para o país e sua contribuição da composição do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil. Hoje quase 30% de todas as riquezas produzidas em território nacional vêm do agro, que tem potencial para crescimento.

“O que o Brasil precisa agora é manter o programa de metas fiscais, gastar menos do que arrecada e dar garantias ao mercado de que podemos receber investimentos. O agro por si só se mantém e puxa o desenvolvimento do país. Uma gestão responsável pode ajudar a economia brasileira a deslanchar”, analisou a economista.

A ACISSP terá ainda vários eventos em comemoração aos seus 65 anos que irão acontecer no mês de agosto. A programação completa você pode conferir nas redes sociais da associação. (Assessoria de Imprensa ACISSP/CDL)