SEMPRE-SUDOESTE/MG @ IN–FORMAÇÃO

Dia dos Pais: ‘o mestre’ nas obras Norivaldo Aparecido Neto

SEMPRE SUDOESTE DESEJA UM FELIZ DIA DOS PAIS A TODOS OS SERVIDORES DA PRRFEITURA
Por: . | Categoria: Entretenimento | 13-08-2023 04:40 | 602
Norivaldo um pai de família e profissional exemplar que sabe cuidar da casa e da cidade
Norivaldo um pai de família e profissional exemplar que sabe cuidar da casa e da cidade Foto: Reprodução

Na data em que se comemora o Dia dos Pais, o segundo domingo de agosto, a homenagem do SEMPRE Sudoeste (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Sebastião do Paraíso e região) vai para Norivaldo Aparecido Neto. Em nome dele queremos destacar também todos os pais e aqueles (as) que desempenham a função de patriarca, que auxiliam e ajudam no criar, desenvolver e formar os filhos, solidificando as famílias. Mais do que ser pai, tem que participar, estar presente, ser fiel e mesmo na simplicidade dignificar a condição de ser o espelho, o exemplo daquele que ajuda a prover, sustentar e manter o aconchego do lar, a alegria da casa além da história e existência da família.

Prestes a completar 52 anos, em 29 de setembro, Norivaldo construiu sua história de pai de família com muita dedicação ao trabalho e também com muito amor à família. Casado com Cidinha Marques, Norivaldo tem três filhas:  Cristiane, Naira e Milena. "Somos e formamos uma família muito feliz".

Sua carreira enquanto servidor municipal começou nos anos 80 quando a prefeitura era administrada pelo, então, prefeito Waldir Marcolini. De início trabalhou como servente e ao longo do tempo foi galgando outras funções e com o passar dos anos foi ganhando a confiança de seus gestores. Ele recorda que, a princípio, atuou na construção das casas populares do bairro Alvorada, depois vieram os concursos para pedreiro, encarregado até chegar ao posto que exerce atualmente, como Gerente de Obras, uma carreira que foi se solidificando ao longo de mais de 30 anos.

Ao longo de tanto tempo passou por diversas gestões dentro da administração municipal e segue firme realizando o seu trabalho. "Vemos a cidade crescer a cada dia, a cada obra. Acompanhamos a evolução e os melhoramentos. A gente que é daqui da cidade gosta de ver as coisas bonitas, tudo funcionando direitinho e trabalhamos para isso, diante das mais diversas circunstâncias", comenta. Ele diz que se sente feliz, satisfeito e realizado com as evoluções alcançadas por Paraíso ao longo dos tempos. "Os anos vão se passando e a gente fica feliz com o que vem sendo feito, sempre procurando fazer o melhor para o povo", destaca.

Atualmente como Gerente de Obras, Norivaldo tem a função de acompanhar de perto o andamento e desenvolvimento das várias ações realizadas pela Prefeitura. É ele o profissional responsável por lidar com o planejamento, a coordenação e a execução das obras. Ele acompanha bem de perto os processos que envolvem as etapas dos trabalhos para garantir a qualidade técnica e prevenir imprevistos. "Temos várias demandas, as que surgem no dia anterior, as que surgem no mesmo dia e aquelas que são programadas para os dias seguintes. A gente chega bem de manhãzinha e distribui o serviço ao pessoal, tem o deslocamento das equipes, seja para a cidade ou as diversas regiões, inclusive na zona rural. Durante o dia vamos acompanhando a execução dos trabalhos", explica.

Não é questão de apego, mas o trabalho consome dedicação seja no dia a dia e até mesmo nos fins de semana. "Muitas vezes tem serviço que entra noite a dentro, às vezes sábados, domingos ou feriados. Existem situações que exigem intervenções de emergência, então, temos de estar prontos e preparados. Temos trabalhos que não podem ficar para depois e requerem ações imediatas", destaca Norivaldo. Ele enfatiza que diariamente são feitos os relatórios dos trabalhos a serem desenvolvidos e que são encaminhados diretamente ao prefeito que também acompanha tudo que está sendo realizado e o que é preciso fazer.

Ao longo de três décadas foram várias obras e serviços realizados e muitas das ações ficam gravadas na mente e no coração. "Comecei lá na construção da quadra no Alvorada, trabalhei na rodoviária antiga, onde foi construído o Anexo, Pronto Socorro e várias obras, inúmeras construções. Hoje o destaque é o asfalto para o distrito da Guardinha, o calçamento que foi feito lá e também em Termópolis", relembra. Norivaldo diz se sentir feliz pelo desenvolvimento da cidade, quando vivencia a satisfação da população pelas obras realizadas. "Sabemos o quanto significa e o valor de cada trabalho que é feito para cada pessoa e isso também nos deixa felizes".

Para Norivaldo Aparecido os trabalhos são realizados com empenho e dedicação. "Fica guardado no coração, saber que está sendo feito o melhor ao longo dos tempos, dentro das condições possíveis e que resulta em bem-estar para a população", destaca. Ele recorda que o trabalho no setor de obras é constante e mesmo no período de pandemia, foram mantidas as ações, mesmo com alguns dos servidores afastados por terem adoecido. "A turma toda se desdobrou. Os problemas não paravam e era preciso se desdobrar para manter o funcionamento das obras", comenta. A demanda do setor, que é sempre grande, exigiu dele e dos demais funcionários uma participação intensa nas várias frentes de trabalho que foram criadas para superar aqueles momentos mais difíceis.

Com o retorno das obras de forma total, serviços como a revitalização da Lagoinha, San Genaro e tantos outros trabalhos ganharam ritmo. "Hoje está tudo bonito, vários pontos da cidade que a gente está mexendo e muitos melhoramentos sendo feitos, como calçamento, tubulação e também ajudando em vários setores, seja na educação com reforma e construção de creches e escolas, no esporte, na saúde, enfim, em todos os setores temos gente nossa trabalhando. O pessoal do Obras está em todos os lugares procurado fazer o melhor para a nossa gente, para a nossa cidade", diz.

Norivaldo Aparecido Neto também confirmou ser um servidor sindicalizado e destaca o trabalho que é realizado pelo SEMPRE Sudoeste. "É importante para tantos funcionários ter o apoio do sindicato para as necessidades que as vezes surgem. Temos o auxílio em vários setores, atendimentos em saúde, tem os convênios que oferecem vários benefícios que são ofertados e que tanto ajudam a quem precisa. O sindicato é um órgão que a gente depende muito dele e que ajuda muito os servidores que precisam. Grande parte lá no Obras utiliza seja cartão, dentista, vale gás e várias coisas oferecidas que auxiliam no dia a dia", descreve.

Para quem veste a camisa, Norivaldo afirma que não se imagina atuando em outro local. "Já trabalhei em vários lugares. Depois de tanto tempo, isso aqui passa a fazer parte da vida da gente: é a nossa segunda família. Quero continuar cumprindo meu serviço com dedicação, com zelo, pontualidade. Daqui a uns seis anos devo sair com a aposentadoria, com bastante saúde, se Deus quiser, e, com a consciência tranquila de que fiz, estou fazendo e continuarei a fazer o meu melhor sempre". Ele se sente realizado com a sua profissão desenvolvida, "30 anos não são 30 dias, é praticamente uma vida e isso é muito importante para mim. Acredito que para todos que passam por aqui", ressalta.

No dia da entrevista, em uma obra no Jardim São José, Norivaldo acompanhava o serviço de aterro e colocação de tubulação de águas pluviais para a abertura de três ruas que vão melhorar o acesso e a circulação de veículos e das pessoas que passarem pela região. "Fico feliz pelo reconhecimento através do sindicato, que sabe a importância do nosso trabalho, não só meu, mas de todos que fazem parte da equipe, todos são colaboradores e merecedores", completa.

"Por ser o Dia dos Pais, é o momento de agradecer e parabenizar a todos por esta data, uma lembrança merecida. Na Secretaria de Obras, são vários os pais, pais de família… que todos tenham saúde, dedicação e que sejam felizes cada um na sua missão de conduzir suas casas, esposas e filhos. Ele também fez memória aos pais falecidos. "Também já perdi meu pai, mas tenho na memória tantas lembranças e recordações que guardo no coração. A saudade que fica mesmo depois de tantos anos.  Para os pais que já partiram, as nossas orações e, aos pais que estão vivos, os nossos parabéns. Obrigado ao Sindicato por esta homenagem", finaliza.