Banco de Sangue
Dentro do previsto para este mês de agosto, conforme disse o prefeito Marcelo Morais, “logo-logo” será inaugurado o Posto Avançado de Coleta Externa de Sangue. Trocando em miúdos, é o tão esperado posto de coleta de sangue, que Paraíso recupera. Há alguns anos foi desativado o que funcionou na Santa Casa, e doadores precisam ir a outras cidades, via de regra, Passos, para doarem o precioso líquido que salva vidas. História que em breve chegará ao fim.
“Alojados”
O Jornal do Sudoeste recebeu neste início de semana pedidos de algumas pessoas para que fosse divulgado preocupações em relação a moradores em situação de rua, em pontos diferentes de São Sebastião do Paraíso. Um dos casos é relatado por moradores nas imediações do Cemitério da Saudade, dando conta que há homens e mulheres “alojados” na calçada próximo ao Estádio da Associação Atlética Paraisense. Dizem se compadecer com a situação deles, “mas infelizmente diariamente tocam interfones, seguem pessoas até a porta de suas casas, lhes causando medo, porque não sabemos qual a intenção deles”.
Fogo
Afirmam que terrenos próximos à residências são usados como “banheiros”, e “para outras coisas” e está uma “situação bem chata e desagradável”. No bairro Muschioni, conforme relato de moradores, uma família teria invadido um imóvel, onde estão desligados os fornecimentos de água e luz. “Eles ateiam fogo no interior da casa, e há o medo que possa se espalhar pela própria casa e para a vizinhança”.
Convidados
Para a audiência pública a ser realizada nesta quinta-feira (17), pela Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso para tratar sobre a situação de penúria financeira vivenciada pela Fundação Gedor Silveira, o presidente José Luiz das Graças disse que foram expedidos convites para prefeitos e secretários de Saúde e presidentes de Câmaras de 158 municípios que utilizam dos serviços do referido hospital, além de lideranças paraisenses que possam contribuir com ideias de modo “salvar” o Gedor. “Principalmente aquelas que tiveram entes queridos que foram tratados e possam relatar a importância daquela instituição”, disse Zé Luiz.
“Vamos convocar”
O vereador Marcos Vitorino parabenizou José Luiz por enviar convites às Câmaras Municipais, “até para que possam entender o que passamos aqui em Paraíso. O hospital fica aqui no município, e onde eles correm primeiramente é aqui na Câmara, e tivemos a informação que apenas dois dos mais de 120 pacientes são de Paraíso. Então temos que passar as informações às demais câmaras que trazem pacientes para o Gedor Silveira. Se cada um ajudar um pouquinho não irá pesar para ninguém. Marcos sugeriu que sejam feitas ligações telefônicas reforçando o convite a presidentes de câmaras, para que estejam presentes. “O importante é convocar”, afirmou.
Delegacia Virtual
A população mineira já pode contar com mais uma modalidade on-line de registro criminal. A Polícia Civil de Minas Gerais incluiu aos serviços da Delegacia Virtual a opção de denúncias em casos de estelionato. Com acesso por meio de link, a Delegacia Virtual tem links de atalho também nos sites da Polícia Civil de Minas Gerais e no App MG Cidadão. O registro de ocorrências na Delegacia Virtual é feito por meio do preenchimento de formulários que são apresentados gradativamente na tela.
Em até 60 minutos
Após o envio dos dados ao sistema, a ocorrência passa por triagem. Em até 60 minutos, é emitida uma mensagem ao usuário por e-mail, informando o número do Registro de Evento de Defesa Social (Reds), bem como a forma de acessá-lo no site do Sistema Integrado de Defesa Social (Sids), para imprimi-lo. O documento pode ser usado para fins de acionamento da seguradora, comprovação de extravio de documentos e outros fins. O registro on-line tem o mesmo valor legal do procedimento realizado de forma presencial.
MEMÓRIA PARAISENSE
No dia 16 de agosto de 1993, há 30 anos, a Universidade de Alfenas – UNIFENAS trouxe para São Sebastião do Paraíso o curso de Direito. Contribuiu para a formação de centenas de advogados, oriundos de diversas partes do Brasil. Em 2005 com a formatura da última turma, teve suas atividades descontinuadas no município. (Fonte: Efemérides Paraisenses)