A ACISSP teve mais uma semana movimentada com eventos comemorativos aos 65 anos de sua fundação e pelos 10 anos de instalação da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). Capacitação e treinamentos reuniram um grande número de associados e empresários da cidade em sus sede.
Na segunda-feira, dia 14, aconteceu reunião da Câmara do Café que foi organizada pela ACISSP Agro. O evento reuniu empresários ligados à comercialização do produto em que foi apresentada a proposta de atuação e o planejamento da associação para fortalecimento do setor.
Foram discutidos os próximos passos a serem dados, bem como a estruturação de uma logística e atuação capazes de garantir melhores preços ao café produzido na região de Paraíso, aumentando a renda do produtor e a circulação de recursos financeiros na economia regional.
Na tarde de terça-feira, dia 15, aconteceu workshop sobre a Cipa+A, realizado e parceria com o Grupo Controle. Muitos empresários locais participaram do evento que apresentou as mudanças necessárias nas organizações empresariais a partir da nova legislação que trata da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho que passa a ter, entre suas atribuições, o combate e orientação sobre assédio.
Pela Lei, a Cipa+A deverá estabelecer regras comportamentais no ambiente de trabalho para combater o assédio sexual e outras formas de violência, mediante inclusão de normas internas nas empresas, com ampla divulgação a todos os trabalhadores, o que passa a ser obrigatório.
Além disso, a lei trata do dever da Cipa+A de estabelecer procedimentos para denúncias recebidas, incluindo “a aplicação de penalidades administrativas aos responsáveis diretos e indiretos por assédio e violência sexual”, sempre preservando o anonimato do denunciante.
O tema foi apresentado pela equipe do Grupo Controle que abordou a legislação, estudos de casos, consequências para a empresa caso não se adeque ao que determina a Lei e a metodologia para sua implantação.
Na manhã de quarta-feira, 16 de agosto, foi a vez da oficina “Conversando com o Futuro” que apresentou as aplicações do Chat GPT para micro e pequenas empresas. O treinamento foi possível graças à parceria com o Sebrae Minas e foi ministrado por Alexandre Calmom, que é cientista de dados e consultor.
No treinamento os participantes tiveram contato com o recurso de inteligência artificial que simula a linguagem humana. Basicamente, o GPT Chat pode fazer várias tarefas, desde escrever artigos, notícias e redações até criar códigos inteiros de programação ou ajudar a encontrar erros e bugs em códigos.
O grande diferencial do GPT é que ele se baseia em uma tecnologia de modelo de linguagem que consegue entender o significado das frases e estabelecer conversas mais complexas. A ferramenta tem como guia milhares de exemplos da comunicação humana, e, assim, os resultados são muito mais próximos à nossa forma de se comunicar.
A oficina auxiliou aos participantes a extraírem o máximo de recursos possíveis da ferramenta, de forma a auxiliar em suas rotinas e nas atividades a serem desenvolvidas em suas empresas.
As comemorações do aniversário de 65 anos da ACISSP continuam e a programação completa você pode conferir nas redes sociais da associação. (Assessoria de Imprensa ACISSP/CDL)