CURTAS EDIÇÃO

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 23-08-2023 07:03 | 1147
Foto: Arquivo

Trânsito
O vereador Pedro Delfante solicitou na sessão da Câmara, segunda-feira (21), envio de ofício ao prefeito Marcelo Morais indicando que seja determinado à Secretaria municipal de Segurança, Trânsito e Transportes, para proponha ação conjunta com o Corpo de Bombeiros e Polícia Militar para se realizar estudos no sentido de promover através da educação para o trânsito, cursos e ações para a orientação, conscientização, e se preciso for, repressão a motociclistas, alguns mototaxistas e motoentregadores.

Óbitos
Delfante mencionou que o Jornal do Sudoeste tem trazido constantemente em suas páginas, matérias sobre essa questão muito séria que tem trazido acidentes, transtornos, traumas e até óbitos em Paraíso. Citou que pessoas encaminham fotos de motociclistas e até entregadores empinando motos por vias públicas.

Para badernar
Em aparte o vereador Sérgio Gomes ressaltou o barulho de motocicletas principalmente em grandes avenidas. A gente entende a situação de mototaxistas que estão trabalhando, mas há pessoas desocupadas que saem aos finais de semana para badernar em motos com escapamentos remanejados, fazendo barulho, desrespeitando pessoas idosas, crianças que estão sendo prejudicadas, disse Serginho. Serginho solicitou ofício em nome da Câmara, para a Polícia Militar, solicitando seja feita o monitoramento daqueles que usam veículos para fazerem baderna.

Dia e noite
E quando se fala em baderna, o Jornal do Sudoeste recebeu reclamação, vídeo e áudio, de moradores no Jardim Versalhes, nas imediações do campus da UFLA, em Paraíso. “Todo dia, e em finais de semana, o dia todo, até de madrugada, vem aqui uma turma de motoqueiros empinar moto. Chegam e ninguém mais dorme, sem contar que há uma pracinha próximo daqui, cheia de vidrões quebrados. Gostaria que tivesse mais rondas da polícia”, diz o reclamante.

Elogiada
A diretora da 35.ª Superintendência Regional de Ensino em São Sebastião do Paraíso, Maísa Claudia de Mello Barreto, foi elogiada pelo vereador Luiz de Paula na sessão da Câmara pela realização na Arena João Mambrini de um grande encontro de estudantes do ensino médio em tempo integral, vindos de várias localidades. Foram mais de 600 estudantes. “Foi um show”, disse o vereador ao cumprimentar a diretora e demais pessoas envolvidas na organização do evento.

Proseio baixo
Acompanhar a transmissão ou tentar ouvir o vídeo de sessões da Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso por rede social não tem sido fácil. Som muito baixo, verdadeiro cochicho. Fica mais complicado ainda quando vereadores esquecem que os microfones são direcionais, e em seus pronunciamentos falam de lado. A gente vê a imagem, mas não entende o proseio.

Imposto Sindical
Abolido em 2017 na minirreforma trabalhista à época do Governo Michel Temer, o imposto sindical obrigatório, poderá voltar com força, e com outro nome. Chamado de “financiamento de sindicatos” pelo ministro do Trabalho, Luiz Marinho, a nova tungada no bolso de trabalhadores é bem vista no Supremo Tribunal Federal. Sindicalizados ou não, se vingar esta proposta do governo petista, poderão ter que arcar com o equivalente a três dias de salário, por ano.

“Não passa”
Contrapondo à proposta do Partido dos Trabalhadores (PT), de recriar o imposto sindical, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira deixou claro que ela não terá espaço naquela Casa. “No Congresso não passa”, disse ele, ao afirmar que a “Câmara não retroagirá” no que já foi aprovado. No STF, o ministro Gilmar Mendes é o relator do tema. Em abril ele mudou o entendimento que defendia, e abriu a possibilidade para a volta da cobrança. A análise encontra-se paralisada.

MEMÓRIA PARAISENSE
No dia 23 de agosto de 1957 (exatos 66 anos), vítima de um crime hediondo, morreu em Paraíso o menino José Francisco da Silva, Zezé Rosa. A cidade consternada com o ocorrido, através de campanha encampada pelos jornalistas João Borges de Moura, Aníbal Deocleciano Borges e Conceição Borges Ferreira (Sãosinha) erigiu a capela em memória do pequeno engraxate. Uma das mais visitadas, referida capela é repleta de menções às graças alcançadas por sua intercessão. (Fonte: “Efemérides Paraisenses).