ALERTA VERDE

Bombeiros iniciam a 2ª fase da Operação "Alerta Verde" na região

Além de Paraíso, áreas verdes e terrenos de São Tomás de Aquino, Pratápolis, Jacuí, Itamogi e Monte Santo de Minas terão vistorias para evitar incêndios
Por: Ralph Diniz | Categoria: Cidades | 23-08-2023 09:30 | 991
Defesa Civil é parceira do Corpo de Bombeiros na ação que pretende reduzir número de incêndios nas cidades
Defesa Civil é parceira do Corpo de Bombeiros na ação que pretende reduzir número de incêndios nas cidades Foto: Reprodução

Na segunda-feira, 21, o 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros de São Sebastião do Paraíso deu início às vistorias preventivas em lotes vagos e áreas verdes e de preservação em municípios da região, em cumprimento da 2ª fase da Operação Alerta Verde. As vistorias serão realizadas nas cidades que compõem a área de abrangência da corporação, sendo São Tomás de Aquino, Pratápolis, Jacuí, Itamogi e Monte Santo de Minas.

A primeira cidade a ser visitada pelos militares foi Monte Santo de Minas e contou com o apoio da Defesa Civil. Os trabalhos irão ocorrer até o dia 31 de agosto. Em Paraíso, os bombeiros estão fazendo vistorias em lotes vagos desde o início do ano e com a segunda fase da Operação Alerta Verde, desde o dia 14 deste mês, intensificam os trabalhos em locais com maiores reincidências de incêndios nos últimos anos.

As vistorias também acontecem em áreas verdes e de preservação e bairros com maiores presenças de lotes vagos e expansão urbana, como Jardim Diamantina, Nascente do Paraíso, Califór-nia Garden, Jardim Mediterranèe, Residencial Alto Paraíso e Jardim Daniela.

De acordo com o pelotão, são verificadas nas vistorias em perímetro urbano áreas verdes com riscos em potencial de incêndio como a presença de mato crescido, lixo, entulho, sucatas, madeiras, sofás, pneus velhos e outros materiais que podem causar incêndios.

As irregularidades constatadas nos imóveis serão registradas em boletins de ocorrência e encaminhadas às prefeituras pelos bombeiros. Em seguida, os proprietários serão notificados para fazerem a manutenção e limpeza dos terrenos conforme legislação municipal de cada localidade.

O 2º Pelotão ressalta a importância da conscientização da população em relação às queimadas que acarretam graves prejuízos ao meio ambiente e à saúde das pessoas. Um levantamento realizado pelos bombeiros apontou que o número de focos de incêndio em Paraíso tem caído nos últimos anos. Segundo os dados, enquanto em 2020 foram registradas 368 ocorrências dessa natureza, em 2021 esse número caiu para 351.

Em 2022, a queda continuou, com 298 atendimentos. Surpreendentemente, até 8 de agosto de 2023, foram registrados apenas 93 focos no município.

Os bairros Califórnia Garden, Maria Italiana e Jardim Mediterranèe lideram a lista dos mais afetados.

Vistorias em áreas verdes e terrenos nos municípios da região devem ocorrer até o dia 31 de agosto