AEROMODELISMO

Pedreiro de Monte Santo, apaixonado por aeromodelismo cria seus próprios aeromodelos com material reciclado

Por: Sebastião Tadeu Ribeiro | Categoria: Cidades | 26-08-2023 06:39 | 7201
Vanderlei, o pedreiro criativo que pilota e põe pra voar seus aviões aeromodelos que ele constrói com materiais reciclados
Vanderlei, o pedreiro criativo que pilota e põe pra voar seus aviões aeromodelos que ele constrói com materiais reciclados Foto: Tadeuzinho

Desde o início de sua existência (nesta sexta-feira, dia 25, completou 38 anos), o Jornal do Sudoeste faz questão de valorizar, divulgar o nome e o trabalho de pessoas inteligentes, dedicadas e "criativas". Há pouco tempo publicou matéria sobre o Francisco de Souza, mecânico industrial que criou uma máquina, onde ele fábrica seus aviões aeromodelos. Agora descobrimos o pedreiro Vanderlei Cabral, conhecido por "Delei", nascido na cidade vizinha, Monte Santo de Minas. Delei disse ao JS que ele apaixonado por aviões e que decidiu "criar" seus próprios aeromodelos.

Tudo começou há mais de dez anos. Desde de pequeno eu ouvia um som de um avião passando, corria para olhar. Quando eu tinha 10 anos de idade, fui conhecer o primeiro avião de verdade no campo de aviação de Monte Santo, fui em companhia do meu tio, foi quando despertou e aumentou ainda mais minha paixão por avião, comenta o pedreiro, que apesar dos compromissos profissionais, sempre dedica um tempo de seu dia ao hobby.

Vanderlei conta que aprendeu a construir aeromodelos vendo revistas, observando miniaturas desde de 2013, quando começou a se dedicar a arte, daí vem desenvolvendo uma incrível habilidade para construir as réplicas.

O aeromodelista relata que seu primeiro avião foi comprado pela internet, foi um kit de um modelo treinador, compra esta efetuada com ajuda de seu conterrâneo e também aeromodelista "Dudu", Valdemar Ribeiro.

Conta Vanderlei que nos finais de tarde, quando retornava do trabalho e passando perto de uma área aberta, via o Dudu manuseando o seu aeromodelo. "Curioso que sou aproximei e lhe fiz todas as perguntas necessárias sobre o esporte. Com o passar dos anos eu fui aprimorando e hoje desenvolvo meus próprios métodos, enfatiza Delei.

Vanderlei "constrói seus aviões aeromodelos com materiais reciclados, sendo isopor, depron e materiais leves", e ele mesmo faz recortes das peças necessárias para montar a estrutura. Assim, tudo esculpido manualmente e vai ganhando forma, explica.

O montesantense destaca que perdeu as contas de quantos aviões aeromodelos ele já construiu, mas na sua oficina que fica no fundo do quintal de sua casa, tem peças, controles, baterias, todos os itens necessários para construção de um aeromodelo. "Hoje tenho seis em minha oficina, alguns ainda em fase de construção e acabamento", explica.

Muitas pessoas já demonstraram interesse em comprar seus aeromodelos. "Digo a eles que faço mais por hobby mesmo, e tenho maior amor por eles", afirma. O pedreiro, piloto e construtor de aeromodelo, ressalta que atualmente está construindo uma réplica de um modelo "Tucano" da Força Aérea Brasileira, que impressiona pela riqueza de detalhes. Pintei o modelo com as mesmas cores do original e mantive todos os detalhes do avião Tucano verdadeiro.

O tempo médio para a conclusão de um aeromodelo é de 15 dias, alguns, porém, estão em construção há mais de seis meses, explica. Vanderlei faz parte do "Clube Paraisense de Aeromodelismo" onde todos finais de semana, ele juntamente com seu filho vem até Paraíso para voar com suas aeronaves na pista própria do clube.

Para finalizar, Vanderlei garante, para criar e construir aviões aeromodelos, precisa tempo, paciência, dedicação, amor e principalmente apoio da família.