PROJETO APROVADO
Com oito votos a favor e uma abstenção, a Câmara de Paraíso aprovou PL que propõe alterações na legislação que trata sobre a proibição do uso de fogos de estampido e de artifícios no município. A nova lei traz penalidades para aqueles que desobedecerem à lei. O vereador Juliano Carlos Reis, Biju, é o autor da proposição.
PROPOSTA REJEITADA
Na sessão da Câmara desta semana, a maioria dos vereadores rechaçou a proposta do presidente da Casa, José Luiz das Graças, de dar ao futuro posto de coleta de sangue de São Sebastião do Paraíso o nome do ex-vereador Valdeci Amorim de Lima. Visivelmente irritado com a decisão, Zé do Érika declarou que os colegas negaram homenagem à figura que lutou por anos pela instalação do banco de sangue na cidade.
NÃO É BEM ASSIM
Vereadores que votaram contra o PL de Zé Luiz não gostaram nenhum pouco da postura do presidente, principalmente a vereadora Cidinha Cerize e vereador Vinicio Scarano. Os vereadores disseram não se tratar do nome do homenageado, mas sim da forma com que ele foi escolhido. Para eles, o ideal seria perguntar aos integrantes do grupo do banco de sangue de Paraíso quem deveria emprestar o nome ao posto, que ainda nem pronto está.
“A PRERROGATIVA É MINHA”
Durante o debate acalorado (que não se via na Casa há tempos), Cidinha e Scarano acusaram José Luiz das Graças de agir com autoritarismo ao não consultar os demais vereadores e os envolvidos no projeto antes de escolher quem seria homenageado. O presidente, por sua vez, disse que tem o direito de criar um projeto de lei para nomear o posto de coleta e, apesar da votação contrária, continuará defendendo o nome de Valdeci.
GEDOR SILVEIRA
A reunião entre a direção do hospital psiquiátrico, prefeito Marcelo Morais e deputado Antônio Carlos Arantes com o Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais em Belo Horizonte pareceu ser positiva. Fábio Baccheretti sinalizou com a possibilidade do direcionamento de recursos financeiros como alternativa para manter o Gedor Silveira funcionando.
JUNÇÃO GEDOR X SANTA CASA
Durante o encontro entre as lideranças, o secretário estadual fez uma sugestão um tanto quanto diferente: a junção com a Santa Casa, tornando-os uma entidade só. Segundo Baccheretti, a união possibilitaria mais repasses de recursos para o atendimento dos pacientes. O Secretário ainda se colocou à disposição para o envio de recursos para a realização das obras necessárias para essa ampliação de atuação. A ver.
IMAGEM E PROSEIO
Aleluia! Quem sintonizou a TV Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso em redes sociais conseguiu ouvir o que foi dito por vereadores, na sessão de segunda-feira (28), ou, posteriormente o vídeo, o que vinha sendo tarefa nada fácil. Agora se vê a imagem e se escuta o proseio.
38 ANOS
Da Tribuna da Câmara, o vereador Pedro Delfante cumprimentou o Jornal do Sudoeste pelos 38 anos de existência ininterrupta, comemorado no dia 25 (sexta-feira) com nossa edição de número 2.741. Esta coluna agradece o registro.
MEMÓRIA PARAISENSE
Em 29 de agosto de 1935 faleceu o Comendador João Alves de Figueiredo, nascido em São Tomás de Aquino em 1825. Grande benemérito de São Sebastião do Paraíso contribuiu para com obras assistenciais, culturais e esportivas. A praça que anteriormente se chamava Praça Independência, Praça Aristides Lobo, passou a se chamar Praça Comendador João Alves (Praça da Fonte Luminosa). Também uma Escola Estadual e o estádio da Associação Atlética Paraisense levam seu nome. (Fonte Efemérides Paraisenses).