No dia 17 de setembro, é comemorado o Dia Mundial dos Desbravadores, um clube ligado à Igreja Adventista do Sétimo Dia, que incentiva crianças e adolescentes a serem a melhor versão de si mesmos, desenvolvendo talentos, habilidades e o gosto pela natureza. E a unidade de São Sebastião do Paraíso já se prepara para a celebração.
O grupo se reúne semanalmente para aprender a preservar a natureza, trabalhar em equipe, ajudar ao próximo e participar ativamente de campanhas comunitárias para ajudar pessoas carentes. Além disso, eles fazem acampamentos para desenvolver suas habilidades, cumprir requisitos e aprender a sobreviver na mata.
Os Desbravadores são meninas e meninos com idade entre 10 e 15 anos, de diferentes classes sociais, cor ou religião. Eles se reúnem uma vez por semana para aprender e desenvolver seus talentos a fim de serem úteis à comunidade e trabalhar em equipe. Uma das características importantes dos Desbravadores é o lenço usado por eles. Mais do que um acessório, o adereço carrega consigo significados profundos relacionados à identidade, propósito e unidade do grupo.
Em São Sebastião do Paraíso, o clube se reúne todos os domingos às 8h30 na Praça dos Imigrantes (praça da prefeitura), explica Nicassia Dizaró, conselheira do clube de “Desbravadores Órion”, que é composto por meninas de 10 a 12 anos, incluindo sua filha Deborah. Ela lidera a unidade e organiza a convivência dos membros. “Somos desbravadores por amor e convidamos a todos a fazer parte dessa aventura junto com a gente”.
“Ser desbravador é ir contra as regras do mundo, espalhar o bem, a alegria e a motivação por onde andar independentemente de estar ou não com o lenço, é acolher as pessoas que precisam e não é apenas no sentido material, mas sim no sentido de fazê-las se sentirem amadas e se sentirem parte de algum lugar, sentir que existem pessoas que se importam com elas”, explica Priscila Cristina Alves, conselheira da unidade feminina “Bellatrix”, de adolescentes de 13 a 15 anos.
As conselheiras ainda destacam que o grupo está de portas abertas para todas as crianças e adolescentes da cidade que têm interesse em fazer novas amizades, se desenvolver social e culturalmente, além de ter contato com a natureza. “Você que sente sozinho, venha conhecer nosso clube de desbravadores, tenho certeza que irá gostar de viver essa aventura conosco”, completa Priscila.
Durante os dias 6 a 16 de setembro, os Desbravadores usarão seus lenços em todas as atividades que realizarem, tanto dentro do grupo quanto nas ações do seu cotidiano. A ação tem como objetivos celebrar o mês e, também, chamar a atenção da comunidade para seus trabalhos.
Os interessados em participar do grupo Desbravadores podem procurar pelos conselheiros durante as reuniões dos jovens, aos sábados pela manhã, em frente ao Paço Municipal.