Concessão
O governador de Minas em exercício, Professor Mateus participa, nesta segunda-feira (11/9), do evento de assinatura de contrato de concessão do lote 3, com estradas do trecho Varginha-Furnas. Com um total de 432,8 quilômetros, os trechos estão localizados entre São Sebastião do Paraíso e Três Corações, e contemplam 22 municípios. A concessionária de rodovias do lote 3 recebe o nome de EPR Vias do Café.
Deveria ser...
Um observador entrou em contato com esta coluna, e mencionou sobre o aumento de estabelecimentos que comercializam petiscos, churrasquinhos e outros comestíveis, e bebidas. Admite que isso oferece mais opções a consumidores e é fonte de renda para proprietários. No entanto, alguns têm tomado conta de calçadas deixando apenas uma “beiradinha” para pedestres. Outros vão mais além e têm colocado mesas até no leito de vias públicas. Opina que a inércia de uma fiscalização que deveria ser eficiente, acaba por dificultar pedestres.
Fazer o contrário
O prefeito Marcelo Morais em entrevista disse que quer concluir obras em andamento no município. “Ano que vem, não quero mexer com obras, o único foco será a construção da estrada do Condomínio Cachoeira e as creches que estão em andamento. Vou fazer o contrário, diferente de quem espera o último ano de administração que é ano de eleição. O que tinha que fazer já estará feito. Na aproxima semana há programação para colocarmos mais um quilômetro e trezentos metros na estrada da Guardinha, disse.
Alça para bairros
Sobre alça acesso na rodovia BR 491para os bairros, Alto Bela Vista, Cidade Industrial e outros, Marcelo explicou que o pessoal esteve em Paraíso (Nascentes das Gerais) nesta semana. Queriam fechar o local que vem sendo utilizado por condutores de veículos, nas imediações da Faculdade Calafiori. Respondi que eles têm o direito de fechar, mas assim que colocassem a primeira estaca eu colocaria máquina da Prefeitura arrancando, disse o prefeito que teria questionado, qual o compromisso da Nascente com Paraíso.
Licitada
A resposta é que a alça vai sair, e já está em fase de licitação e orçamento da obra. Marcelo ponderou ao diretor da Nascentes que quando a empresa fizer a alça, poderá ser fechada a entrada para os bairros. Ao argumento que poderá acontecer acidentes da forma como está, o prefeito sugeriu que poderá ser colocado asfalto onde já vem sendo utilizado, caminho de terra batida, e até mesmo sobre os canteiros, ou na faixa de domínio.
Repensar o trânsito
Questão que vem sendo levantada há algum tempo pelo Jornal do Sudoeste, quanto à necessidade de se repensar o trânsito em São Sebastião do Paraíso, foi comentada pelo prefeito Marcelo. Ele admite que o trânsito em Paraíso está muito complicado. “Não apenas motoristas têm culpa, há pedestres também. Pedestres sinalizam que vão utilizar a faixa e condutores de veículos não param, E há quem argumente que se parar haverá motoqueiro “enchendo” a traseira do veículo. “Ponha o braço pra fora, sinalize conforme é ensinado em autoescola”, aconselha o prefeito, ao criticar o grande número de pessoas dirigindo (automóveis e motos) e ao mesmo tempo vendo mensagens em celulares.
“Alerta, pedido, desabafo”
Em complemento Marcelo disse ter presenciado motoqueiros em alta-velocidade, furando sinal, motorista furando sinal, passando em alta velocidade quando há pessoas aguardando em faixas para pedestres, Chegou o momento da cidade abraçar a causa, por um trânsito mais seguro, Não é possível que parece não terem passado por autoescolas. O que andam fazendo é um crime. Fica um alerta, um pedido, um desabafo, disse o prefeito.
MEMÓRIA PARAISENSE
No dia 9 de setembro de 1934, portanto a 89 anos, houve em São Sebastião do Paraíso o lançamento do jornal “O Liberal”, dirigido por Dr. Alfredo Serra Júnior e Mário de Figueiredo Santos, sendo redator-chefe o Professor Raimundo Calafiori. Um dos mais importantes periódicos em Paraíso. Teve duração aproximada de 20 anos. Entre os colaboradores, entre outros, Dr. José de Souza Soares, Dr. Joaquim Ferreira Gonçalves, Dr. João de Oliveira Brasil, Alaôr Ribeiro, Corinto Rodrigues Pimenta, Prof. Ary de Lima, Prof. Francisco Alencar Assis, Hugo Nunes, Prof. Carmo Perrone Naves, José Luiz Campos do Amaral Neto, Dr. José de Oliveira Brandão, Dr. J. Batista de Melo, Luiz Anacleto de Sillos, Paranhos de Siqueira, Padre Hermínio H. Malzone, Arnaldo Lemos, Olavo Pimenta, Jacinto Ferreira Júlio, João Orlando de Queiroz, Maria Nazareth Leal, Josefina de Oliveira. (Fonte: Efemérides Paraisenses)