Em reunião extraordinária na manhã desta terça-feira (12) na sede da AMEG em Passos, com a participação de prefeitos de municípios filiados àquela associação, da AMOG e ALAGO, representante do Ministério Público, Superintendência Regional de Saúde, secretários municipais de Saúde, ficou definido apoio à Fundação Gedor Silveira, e a forma como serão feitos os aportes financeiros.
Em audiência pública promovida pela Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso, e posteriormente em assembleia da AMEG (5), prefeitos se mostraram sensíveis em complementar valores pagos pelo SUS referente a diárias ao Hospital Gedor Silveira que tem enfrentado prejuízos mensais na ordem de R$ 300 mil.
A promotora de justiça Manuela de Oliveira Nunes Maranhão Ayres Ferreira, da 5.ª Promotoria de Justiça da comarca de Paraíso, sugeriu que cada município com paciente internado no Gedor Silveira contribuísse com adicional correspondente a três vezes a diária paga pelo SUS. No entanto esta proposta não foi aceita na reunião extraordinária da AMEG.
Pesou o argumento de prefeitos de pequenos municípios que na ponta do lápis verificaram que, se por exemplo, tiverem quatro pacientes internados do Gedor, teriam que desembolsar mensalmente em torno de R$ 28 mil.
O prefeito Marcelo Morais, de São Sebastião do Paraíso, então sugeriu como alternativa que cada município arque com R$ 2.500,00 por mês, o que foi aceito. “O Ministério Público vai formalizar um termo de fomento que será encaminhado para assinatura dos 154 chefes-de Executivo, e este acordo terá validade por um ano, período em que o Estado deverá delinear sua política para hospitais psiquiátricos”, explica Marcelo.
A expectativa é que a contribuição dos municípios passe a ser feita a partir de outubro próximo. “Se não der tempo, ficará para novembro”, informa o prefeito de São Sebastião do Paraíso.