CURTAS EDIÇÃO 2747

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 16-09-2023 05:32 | 585
Foto: Arquivo

Apurado
O caso intrigante se tornou inquérito policial em São Sebastião do Paraíso. A Polícia Civil está empenhada em esclarecer o porque de uma criança de nove anos ter sido encontrada embriagada, semana passada na Lagoinha, acompanhada por uma pré-adolescente de 12 anos. Apura-se quem são os pais da criança e quem teria lhe vendido ou fornecido bebida alcoólica, o que configura como crime previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Poderá também ser aventado o crime de “abandono de incapaz”. Além de alcoolizada a criança apresentava ferimento na cabeça. 

A ser pensado
Desta segunda (18) até o dia 25 realiza-se a Campanha Nacional de Trânsito, dedicada à se promover a conscientização e a segurança. Praticamente na véspera do início da campanha o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) divulgou que 2.566 pessoas morreram após acidentes de trânsito em Minas no ano passado. Mais da metade tinha idades entre 20 a 49 anos.

Aprovado
Enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que vinculados ao serviço público municipal passam receber a partir deste mês de setembro, provavelmente ainda nesta semana que se inicia, complementação do piso salarial nacional para a categoria, de vez que foi aprovado lei pela Câmara Municipal projeto que autoriza repasses vindos da União. Abrange profissionais desta área ligados à Prefeitura, Santa Casa e Hospital Gedor Silveira. Não foram contemplados os que trabalham no Asilo São Vicente de Paulo.

Nove meses
O complemento é previsto para nove meses e retroativo ao mês de maio e já há recurso assegurado em conta para até o mês de setembro. O prefeito Marcelo Morais disse a esta coluna que “não vê prosperar a possibilidade desse recurso continuar vindo. Tenho quase certeza”, é uma sensação bem pessoal minha, complementou o prefeito. O vereador Juliano Carlos (Biju) também esclarece que embora o projeto aprovado pela Câmara Municipal seja por tempo indeterminado, a garantia, por hora, é para esse ano. Enquanto o Governo Federal enviar, será repassado pelo município.

Convidados
Na pauta da sessão de segunda-feira (18) consta que a convite do vereador Marcos Antonio Vitorino estarão presentes o coordenador da 24.ª Unidade Regional do DER/MG, Gaspar Ponciano da Silva e o gerente da loja do ABC Atacado e Varejo São Sebastião do Paraíso, Yan Caique de Almeida Bueno. Foram convidados para prestar informações sobre a entrada e saída de veículos naquele estabelecimento que fica à margem da rodovia MGC 491, na opinião desta coluna, verdadeira roleta russa, com veículos atravessando sobre a pista de rolamento em local perigosíssimo.

Tomara
Pela cordialidade e educação dos membros da Câmara, certamente os convidados terão acolhida respeitosa. Mas que ajam com a firmeza que o caso exige, de vez que vidas têm sido colocadas em jogo diuturnamente naquele local, e já se vão quase dois anos, sem nenhuma providência de fato para garantir segurança a quem utiliza a rodovia. Tomara não sejam apenas “levantamentos de bola” para serem cabeceadas pelos convidados.

Urnas eletrônicas
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anuncia que testes de segurança de urnas eletrônicas começam em novembro, e que este ano recebeu um número recorde de inscrições de interessados em participar do processo de avaliação da segurança do sistema eletrônico de votação que será usado nas eleições municipais de 2024. Entre 85 pré-aprovados para participar do teste público, há 56 interessados que se inscreveram em 15 grupos, além de outros 29 investigadores inscritos individualmente. Segurança do processo de urnas eletrônicas tem sido tema tratado de forma recorrente. E acabou até arranjando inelegibilidade para ex-presidente da República, que por sinal, irá recorrer da sentença.

MEMÓRIA PARAISENSE
Há 113 anos, ou seja, no dia 17 de setembro de 1910, foi inaugurada a Estação de Guardinha da Estrada de Ferro São Paulo e Minas. Treze anos depois, o povoado foi elevado à categoria de Distrito. A inauguração aconteceu no início de um período de desenvolvimento econômico no município paraisense. Sucessivos recordes na produção de café atraíram investimentos que proporcionaram o início de um novo tempo no transporte de cargas e passageiros na região. (Fonte: Efemérides Paraisenses)