CASTRAÇÃO GRATUITA

Mais um mutirão de castração gratuita se inicia em Paraíso

Por: Nelson Duarte | Categoria: Cidades | 18-09-2023 18:06 | 1531
Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira (18) se iniciou mais um programa de esterilização de cães e gatos em São Sebastião do Paraíso, parceria entre a Prefeitura e a Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (AMEG). Segundo o coordenador do zoonoses, Luciano Santana, a adesão tem sido expressiva, a população está participando e realizando bastante cadastros, inclusive já excedeu o número de vagas para os felinos.

“Nossa expectativa é que sejam castrados, 1500 animais entre cães e gatos. Se houver demanda de inscrições em Guardinha, há possibilidade de levarmos a equipe para o distrito”, afirma. Luciano ressalta a importância de aproveitar o evento e faz um chamamento para quem ainda não fez a inscrição de seu pet. “Ainda temos vagas para cães, macho ou fêmea. Quem ainda não realizou a inscrição, basta acessar o site da prefeitura e efetuar seu cadastro através do link.”


MICROCHIPAGEM
No intuito de somar ao evento de castração, a Secretaria de Meio Ambiente fará a aplicação da microchipagem. Segundo o secretário da pasta, Renan Jorge Preto, a chipagem irá contribuir no controle e registro da população animal da cidade. “A microchipagem está sendo desenvolvida pelo município desde 2022, através de um programa estadual. O chip não contém um GPS ou rastreador, mas possui uma codificação em que com um aparelho leitor, podemos identificar dados registrados no animal como: endereço, nome do tutor, etc... o que facilita devolvê-lo com segurança ao proprietário.” Este mesmo procedimento é realizado com os animais do canil municipal antes de colocá-los para a adoção, ressalta Renan.

O vereador, Bijuliano Reis, membro da Comissão de Defesa dos Animais, da Câmara Municipal, considera tais eventos importantíssimos para a construção de um novo cenário pela causa animal na cidade. “É um marco histórico. Estamos tratando de quase 200 anos de omissão pela causa e mesmo com uma realidade desafiadora de abandono e maus tratos de Paraíso, as pessoas aos poucos vêm se conscientizando sobre a importância de respeito e cuidado com os animais. Somado aos projetos de castração dos anos anteriores trazidos pelo deputado Noraldino Junior, com o castramóvel da “Ameg”, podemos ultrapassar seis mil esterilizações. Seguimos firmes com nosso trabalho que, ao meu ver, é destaque em meio aos 853 municípios mineiros”, afirma Biju.

A previsão é que a esterilização de cães e gatos tenha duração de um mês.