Descaso
O DER-MG por sua unidade regional em Passos, órgão público que deve satisfações à população, tem demonstrado de longa data tratamento distante, descortês e desrespeitoso com o município de São Sebastião do Paraíso. Não atende pleitos para obras ou intervenções necessárias. Dispara respostas evasivas, quiçá jocosas. Empurra com a barriga e no papel para daqui alguns anos, medidas que se fazem necessárias de imediato visando segurança. Determina colocação de radares onde somente sob sua ótica é necessário, e deixa ao Deus dará outros locais onde o trânsito é intenso, por exemplo, proximidades do Condomínio Campo Alegre.
Nem aí
Nesta semana, mais uma prova do descaso foi não atender ao convite para que um representante daquela regional comparecesse à sessão da Câmara, de modo a esclarecer, na parte que lhe toca, quanto à falta de segurança em trecho da rodovia MGC 491, roleta russa existente há praticamente dois anos, porque por falta alça de acesso e saída ao atacarejo ABC. Ninguém compareceu, ou sequer justificou não ter comparecido.
Não compareceram
Diretores da rede ABC, também não deram o ar da graça, não compareceram. A empresa foi representada pelo gerente da loja em Paraíso que limitou-se responder sobre colocação de barreiras de concreto, que na realidade foi em pequeno trecho, complementando com outro material de fácil remoção, que não durou 24 horas, sendo retirado por vândalos, facilitando que condutores apressados, que não têm amor à própria vida, quem dirá do próximo, continuem atalhando caminho sobre a pista, espalhando perigo e desafiando a morte.
“Costumeira atenção”
O gerente ouviu elogios, agradecimentos pela “costumeira” atenção dispensada, e na fritada dos ovos, não respondeu mesmo porque não lhe foi perguntado com ênfase, o que a população quer saber, ou seja, por que a alça de acesso e saída ainda não foi construída. E esse é o xis da questão. Quando de leve foi tocado no assunto, disse que a empresa tem um departamento de engenharia e construção a quem ele encaminharia as perguntas. Ora bolas, essa resposta já deveria estar na ponta da língua. Enquanto isso, o problema e o risco de acidentes continuam. Levantaram a bola para o gerente cabecear.
Protelando
Em dezembro do ano passado quando o Jornal do Sudoeste publicou a primeira de uma série de matérias, demonstrando com algumas fotos veículos leves, pesados, bicicletas, charretes atravessando sobre a pista da MGC 491, tivemos a informação na Prefeitura, de fonte fidedigna, que “caberia à empresa proprietária do atacarejo proceder as adequações e construir a alça de acesso que já havia sido autorizada por órgãos competentes do Estado, e a Prefeitura já teria notificado o ABC para que a obra fosse realizada”.
Corretivo
Motociclistas infernizaram a madruga de domingo em São Sebastião do Paraíso, com barulho intenso por ruas e avenidas, num vai e vem que parecia não ter fim. Como se não bastasse, o som ensurdecedor de canos de escapamentos abertos, o liga e desliga de chaves de ignição provocava seguidos estouros. Câmeras de segurança e usadas para aplicar multas de trânsito bem que poderiam ter sido utilizadas para identificar placas e se chegar aos barulhentos de modo a serem responsabilizados.
“Pior”
Conta-se que o deputado Ulysses Guimarães ao responder pergunta quanto à capacidade do parlamento produzir significativas mudanças nos costumes políticos, de modo corrigir erros do governo, ele respondeu. “Está achando ruim esta composição do Congresso? Então espera a próxima: será pior. E pior, e pior”. Resposta dada faz uns trinta anos. Qualquer semelhança, é mera coincidência.
Onda de calor
A onda de calor que chega ao Brasil esta semana provocará elevação da temperatura de todas as regiões de Minas Gerais, podendo superar os 39°C no Norte e Triângulo Mineiro, e aumentar riscos de incêndios no Estado, além do impacto para a saúde humana. O Governo de Minas vem atuando e se destacando internacionalmente nas ações de mitigação desses impactos. O estado é o primeiro da América Latina e Caribe a firmar compromisso na campanha Race To Zero, para reduzir os GEE até 2050. O governo mineiro tem investido em ações como a definição da trajetória de descarbonização.
Único estado
“Essas ações levaram Minas a ser o único estado da América do Sul a participar da Cúpula da Ambição Climática, das Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, que está acontecendo nesta semana. O nosso compromisso é com o desenvolvimento de um futuro mais sustentável, pautado em uma transição justa em direção a uma economia global mais verde, com mais saúde e qualidade de vida para todos”, comenta a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo.
MEMÓRIA PARAISENSE
Em 20 de setembro de 1978 foi assinada Lei Municipal aprovando o levantamento topográfico e cadastral das vilas São Pedro, João XXIII e São Pedro, localizadas em imóvel de propriedade do patrimônio municipal, conforme Dação em Pagamento, feita à Prefeitura de uma parte de terras de campos por Herculano Cândido de Melo e Souza. A escritura foi registrada em 11 de julho de 1912, no Cartório de Re-gistro de Imóveis. (Fonte: Efemérides Paraisenses).