CURTAS EDIÇÃO 2750

Curtas

Por: . | Categoria: Cidades | 27-09-2023 10:18 | 2556
Foto: Arquivo

Prestação de contas
Em ofício enviado à Câmara Municipal, a diretora de Saúde Adriana Rogeri Franco solicitou seja agendada data por aquela Casa Legislativa audiência pública para demonstração da aplicação de recursos nas ações e serviços públicos prestados pela Secretaria Municipal de Saúde de São Sebastião do Paraíso referente ao segundo quadrimestre, conforme lei federal que assim determina. A audiência foi marcada para sexta-feira, dia 29, às 14 horas e será transmitida pela TV Câmara .

Aguardando
Respondendo questionamento feito pelo vereador Marcos Vitorino, a Santa Casa de Misericórdia por seu superintendente Jean Marco informou à Câmara que no tocante à cirurgias eletivas, atualmente há uma demanda de 432 pacientes aguardando atendimentos. O maior número deles é na área de otorrino (172), seguido da de ortopedia (122), geral (76), ginecologia (26), cardiovascular (13), hemodinâmica (11), vascular (05), neuro (1).

Vida ativa
A vereadora Cidinha Cerize se dirigiu ao prefeito Marcelo Morais como portadora de reivindicações do Grupo Vida Ativa, que é composto em sua maioria por idosos, e que conforme ressaltou, “tem prestado papel fundamental na promoção da saúde e qualidade de vida dessa parcela tão valorosa da população”. Disse que o Vida Ativa tem enfrentado situação preocupante, por falta de local apropriado para se realizar suas atividades. Anteriormente era na quadra da Arena João Mambrini, e reivindicam a volta para lá.

“Onda Verde”
Outra sugestão da vereadora Cidinha Cerize é a implantação de novo sistema de semáforos, a chamada “Onda Verde” em algumas vias públicas em Paraíso, ou seja, que veículos obedecendo certa velocidade, passem sem necessidade parar constantemente a cada quarteirão, como tem ocorrido. Citou como exemplo a avenida Angelo Calafiori onde há semáforos nas confluências das ruas Pimenta de Pádua, Dr. Placidino Brigagão e Av. Dr. Delfim Moreira. Sugeriu seja feito estudo para se melhorar o fluxo, maior fluidez de veículos.

Auxílio aluguel
Começou  tramitar na Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso projeto de lei assinado conjuntamente pelo vereador Sérgio Aparecido Gomes e vereadora Cidinha Cerize, que autoriza o Poder Executivo a criar um benefício de auxílio-aluguel para mulheres em situação de violência doméstica e familiar residentes no município. O assunto foi aprovado como objeto de deliberação durante a sessão ordinária de segunda-feira, 25.

Rebateu
Para o vereador Luiz de Paula, o projeto pode esbarrar no preceito legal que a Câmara não pode legislar em questões que envolvam aumento de gastos financeiros para o município. No seu ponto de vista, poderia ser feita indicação ao chefe do Executivo, e ele apresentaria tal projeto. Sérginho discordou, e mencionou alguns municípios em que tal propositura foi da lavra de vereadores.

Reforço
O governador Romeu Zema participou ontem (26/9),  da solenidade de assinatura simbólica do Termo Aditivo do Acordo do Fundo Estadual que regulamenta a transposição e transferência de saldos constantes e financeiros provenientes de repasses, parcerias e convênios firmados com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) até a data de 9 de maio de 2023.  

Realocar
O Termo  vem para facilitar a gestão financeira dos municípios na área da Saúde, permitindo, por exemplo, o remanejamento de recursos que anteriormente eram “carimbados”, ou seja, só poderiam ser gastos com um fim específico, predeter-minado.  Municípios que tenham saldo do Acordo no Fundo Municipal de Saúde – poderão realocar estes recursos para outras áreas da saúde municipal, conforme a demanda da própria cidade.

MEMÓRIA PARAISENSE
Em 27 de setembro de 1986, portanto há 37 anos, foi fundada a Academia Paraisense de Cultura (Patrimônio Histórico) idealizada pelo advogado Olavo Borges, seu primeiro presidente, composta por escritores, poetas, musicistas, artistas plásticos, teatrólogos com a missão de “preservar, difundir e incentivar a produção cultural no município. Foi solenemente instaurada em cerimônia no dia 30 de maio de 1987 no Teatro Municipal “Sebastião Furlan”. O atual presidente é o acadêmico Rômulo Aguiar Generoso.