ALERTA RICOS GOLPE

Procon de Paraíso alerta sobre e-mails falsos e riscos de golpe

Além do órgão municipal, Procon-MG também tem sido usado por golpistas na internet
Por: Ralph Diniz | Categoria: Cidades | 30-09-2023 05:00 | 369
Foto: Reprodução

O Procon de São Sebastião do Paraíso está em alerta após relatos de e-mails falsos enviados em nome do órgão municipal e, também, do Procon-MG, gerenciado pelo Ministério Público de Minas Gerais. Os contatos eletrônicos, além de causar danos aos computadores e redes dos usuários ao serem abertos, podem conceder aos criminosos acesso a dados privados.

Fábio Martins, responsável pelo Procon Municipal, enfatiza que os e-mails verdadeiros do Procon Municipal sempre terão, após o arroba, o ‘ssparaiso.mg.gov. br’. Quanto aos do Ministério Público, após o arroba, será ‘mpmg.mp.br’. “Essas são informações que identificam e trazem mais fidelidade ao recebimento daquela mensagem.”

Martins também esclarece os métodos de operação do órgão em relação aos contatos via e-mail. Segundo ele, há casos em que tanto o Procon quanto o Ministério Público podem enviar e-mails solicitando documentos, esclarecimentos ou informações pertinentes. “Mas, na grande maioria das vezes, não encaminhamos links. Encaminhamos documentos salvos em PDF, anexados ao e-mail,” ressalta.

Ainda de acordo com o advogado responsável pelo Procon paraisense, quando originados de procedimentos administrativos legítimos, os e-mails dos órgãos trarão todas as identificações necessárias, tanto do consumidor quanto do fornecedor. “É fácil identificar quando se trata de um e-mail fraudulento […] e quando é um e-mail oriundo de um órgão fidedigno do Ministério Público ou do Procon Municipal,” assegura Martins.

Fábio Martins conta à reportagem que este problema não é exclusivo de São Sebastião do Paraíso ou de Minas Gerais. E-mails fraudulentos estão sendo enviados utilizando os nomes e dados do Procon em todo o Brasil, levando a inúmeras reclamações e confusões. “Presumimos que seja, talvez, um tipo de vírus constante no link, algo para tentar captar alguma informação indevida,” diz o advogado, reiterando que medidas, até de âmbito criminal, estão sendo tomadas para investigar a origem e os autores desse suposto golpe.

Para evitar problemas, o Procon recomenda que empresas e consumidores que receberem esses e-mails e tiverem dúvidas podem entrar em contato com o órgão via telefone no (35) 3539-1092, que também é WhatsApp. “E-mails ou SMS com dizeres idênticos ou similares aos oficiais devem ser descartados, pois, muito provavelmente, têm objetivo de golpe”, alerta Martins, lembrando que consumidores e empresas permanecerem vigilantes, evitando abrir e-mails desconhecidos e verificar sempre a origem dos mesmos. “Esteja seguro e, ao menor sinal de fraude ou dúvida, entre em contato conosco”, conclui.