CURTAS EDIÇÃO 2752

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 04-10-2023 06:36 | 2298
Foto: Arquivo

Não é de hoje!
Problema recorrente em São Sebastião do Paraíso são caçambas colocadas em vias públicas sem a devida sinalização, o que representa riscos de acidentes para condutores de veículos. O vereador Antonio César Picirilo fez indicação ao chefe do Executivo para que determine à Secretaria municipal de Segurança e Trânsito, notificar proprietários para manter caçambas sempre sinalizadas com faixas refletivas, de modo serem vistas e se evitar acidentes.

Tocos
Há meses uma árvore de grande porte foi cortada na rua Alfredo Fidelis Marques, cruzamento com rua Paulo Osias de Sillos. Os tocos continuam sobre a calçada, trazendo a impressão de desleixo e impedindo a passagem de pedestres, o que tem gerado reclamações que parecem não ser ouvidas na Praça dos Imigrantes.

Motosserra
Aliás, cortes de árvores têm sido constantes na área urbana paraisense. Nas imediações do Estádio Irmãos Capatti, conhecido como “campão”, fizeram o corte radical de galhos de frondosa árvore. Não sobrou sequer uma folha. O “golpe de misericórdia” veio em seguida, dias depois com motosserra no tronco. Era uma vez.

Praças
Vereador Juliano Carlos (Biju) fez indicação para que a Prefeitura providencie a limpeza de praças públicas, ao menos de forma itinerante, como ocorreu no início deste mandato. Justifica que estão sujas, com mau-cheiro e proliferação de pombos. “O que quero é que haja um mínimo de dignidade para famílias continuarem frequentando praças”, afirmou.

Com a barriga
A falta de alça de acesso na rodovia BR 491 para alguns bairros continua rendendo queixas e críticas. Semana passada o prefeito Marcelo Morais apresentou aos vereadores adequação proposta pela Nascentes, para acessibilidade ao bairro Cidade Industrial. Nada de diferente, a não ser que “o caminho” aberto por onde tem passado condutores de veículos de todos os portes, que é de terra entre canteiros da rodovia, será asfaltado, e com quebra-molas. É a costumeira empurrada de barriga da empreiteira para protelar o serviço definitivo, que, sabe-se lá, quando irá ser feito. Se é que vai.

Gambiarra
O vereador Juliano Reis disse que a improvisada alça tem custo estimado em R$ 5 milhões “para se fazer um reparo”. Biju questionou que, se na hora da aprovação do novo traçado, incluindo o trevinho mequetrefe, o deputado Antonio Carlos Arantes que sempre diz de sua proximidade ao governador Romeu Zema. não conseguiu incluir no projeto o acesso contemplando moradores no Ciodade Industrial e bairros naquela região, como Alto Bela Vista, Riviera, Itamarati, E aí temos que contar com gambiarras, disse o vereador.

Falta d’água
A constante falta d’água no Jardim Diamantina e bairros próximos foi tema tratado na sessão da Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso nesta semana. Por iniciativa do presidente José Luiz das Graças, com aprovação unânime, aquela Casa decidiu pelo envio de ofício à diretoria da Copasa, Assembleia Legislativa e governador Romeu Zema, no qual expressa “preocupação e indignação perante a situação persistente de escassez de água”, enfrentada por moradores dos referidos bairros.

“Estudos aprofundados”
A Câmara sugere sejam “feitos estudos técnicos aprofundados para identificar as razões da escassez, e implementar ações corretivas necessárias”, bem como “plano de contingência que garanta o abastecimento mínimo necessário, enquanto soluções de longo prazo sejam implementadas”.

MEMÓRIA PARAISENSE
No dia 3 de outubro de 1992 foram eleitas as primeiras mulheres na história de São Sebastião do Paraíso para cargo político municipal: Luzia Aparecida de Souza Alves, Maria Aparecida Pimenta Pedroso (Cida Pimenta) e Maria Inês Gomes Cristina, eleitas vereadoras para a gestão 1993 / 1996. (Fonte: Efemérides Paraisenses)