CURTAS EDIÇÃO 2754

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 11-10-2023 03:02 | 2202
Foto: Arquivo

Oportunidades
Cursos de formação profissional inicial continuada do Capacita Sul de Minas estão disponíveis em São Sebastião do Paraíso e matrículas abertas para os cursos de Informática Básica, Libras Intermediário, sendo ofertadas cem por cento gratuitos, sem taxa de inscrição de matrícula ou mensalidades. Também para cursos presenciais para Monitor em Educação Infantil, Recepcionista, Habilidades Profissionais Básicas para o Mundo do Trabalho, Informática Básica e Digitação. É uma parceria da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia com o IF Sul de Minas. Inscrições podem ser feitas pessoalmente à Pça da Saudade. Informações são obtidas pelo telefone 3539-1101.

“Cochicho”
A Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso procedeu a substituição de microfones que eram utilizados pelos dez vereadores. No entanto, na sessão de segunda-feira (9/10), conforme pode ser conferido no vídeo, o som continuava baixo, a exemplo do quem vem ocorrendo de longa data. É um desestímulo a quem pretende acompanhar a sessão, ao vivo, ou a gravação. O cochicho continua, e como está a transmissão não cumpre sua finalidade.

Passou da hora
A espera por cirurgias eletivas via SUS em Paraíso parece aquelas novelas que não têm fim, verdadeiro “café sem conserto”. Dos quatro mil pacientes que havia, em torno de 800 segundo informações continuam em fila de espera. A queixa que a Santa Casa não tem atendido algumas especialidades também não é de hoje. O município anunciou ter firmado convênio com hospital em Poço Fundo, no entanto o problema não tem sido resolvido. Segundo consta recursos para custear estão disponíveis, e se não forem utilizados até 31 de dezembro, terão que ser devolvidos. Passou da hora de resolver esta questão.

Solução
“Nos colocamos à disposição do Executivo para tratar, discutir esse assunto da forma mais rápida possível. Não quero nem imaginar a possibilidade de devolução do recurso. Só quem tem a ferida sabe a dor que sente. O prefeito disse aqui que aguarda decisão da Santa Casa, mas não podemos esperar até o final do ano. Precisamos de solução e peço que todos os profissionais da saúde se envolvam, para marcar as cirurgias. As pessoas não podem ficar aguardando, sofrendo. O município aguarda a “tal agenda” ser liberada pela Santa Casa. Se não puder ser feita aqui, que seja fora”, disse o presidente da Câmara José Luiz das Graças.

Cansam de esperar
Sobre se tratar de cirurgias eletivas,  José Luiz argumenta que “é eletiva para quem não está sentindo dor, não está sofrendo. Fica meu apelo por agilidade, caso não seja resolvido nos próximos dias, até o final de outubro faremos audiência pública, e será convidada toda a população, todos que aguardam por cirurgias, na maioria das vezes, pessoas simples, Conheço pessoas aposentadas simples, que aguardando, vão ao banco, fazem empréstimos e depois ficam em dificuldade, por ter custeado cirurgias e não conseguem pagar, porque cansaram de esperar”, diz o presidente da Câmara.

Todo cuidado
Estelionatários estão sempre inovando. Golpe que vem sendo aplicado consiste em ligar para determinada pessoa, que sabem, mantém conta em determinada instituição financeira. Quando ligam, no smartphone de quem recebe a ligação, aparece o nome da instituição bancária e o número do telefone, que foram clonados. Em alguns casos, o falso funcionário do banco, falando pausadamente explica que estaria ligando para confirmar uma transferência que estaria programada para aquele dia. Pede confirmações de dados, e aí é que mora o perigo. Simulam de tal maneira que muitos têm caído no golpe. Todo cuidado é pouco.

Conflitos
O número de conflitos no campo registrados no primeiro semestre de 2023 foi o segundo maior dos últimos dez anos, somente superado pela quantidade ocorrida nos seis primeiros meses de 2020. Os dados, divulgados ontem (10), são da Comissão Pastoral da Terra (CPT). Ao todo, foram notificados 973 conflitos no campo em 2023, representando aumento de 8% em relação ao mesmo período de 2022, quando ocorreram 900 conflitos. Em 2020, ocorreram 1.007 conflitos. Nos últimos dez anos, 2015 teve o primeiro semestre com o menor número de conflitos: 551.

MEMÓRIA PARAISENSE
Há exatos 64 anos falecia aos 60 anos o Professor Francisco de Alencar Assis, nascido em Piracaia (SP). Mudou-se para São Sebastião do Paraíso onde residiu até seu falecimento. Dedicou-se à carreira do Magistério, sendo detentor de grande conhecimento e formador de caráter, adequado aos costumes da época. Enfrentava desafios e sempre se comprometia com a qualidade do seu trabalho, transmitindo o saber acumulado em acordo com a prática daquele tempo. Lecionou latim no Colégio Paula Frassinetti e Ginásio Paraisense. Em sua homenagem uma rua no bairro Mocoquinha e biblioteca pública levam seu nome. (Efemérides Paraisenses)