CURTAS EDIÇÃO 2755

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 14-10-2023 06:05 | 2235
Foto: Arquivo

Concessão de títulos
Está em pauta para ser apreciado em primeira votação na sessão de segunda-feira (16) pela Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso, projeto de resolução que dispõe sobre alteração que disciplina a concessão de títulos beneméritos, honoríficos e da Ordem do Mérito Municipal. Referido projeto começou tramitar semana passada. Escorado pela assinatura de nove dos dez vereadores (apenas Pedro Delfante não assinou), foi encaminhado para análise de comissão pertinente, e já está de volta a plenário para primeira votação, quiçá, também a segunda. 

Arquivado
Por falar em parecer das comissões, projeto de lei que autoriza o Poder Executivo criar o benefício de auxílio aluguel destinado à mulheres em situação de violência doméstica e familiar no município de São Sebastião do Paraíso, foi considerado inconstitucional pela Comissão de Finanças, Justiça e Legislação, que decidiu pelo seu arquivamento. O projeto tem autoria conjunta de Cidinha Cerize e Sérgio Aparecido (Serginho). 

Documentação
A juíza de direito Elisandra Alice dos Santos Camilo, da 2.ª Vara Cível da comarca, determinou a suspensão imediata das obras de pavimentação da estrada que liga trecho a partir da rodovia BR 265 ao distrito de Guardinha, em ação proposta pela empresa Cetenge Engenharia Ltda que disputou e perdeu o certame para a CTC. O Ministério Público solicitou diligências para averiguar documentação da CTC junto à Junta Comercial de Minas Gerais, INSS, Tribunal de Contas e município de Lagoa Santa. 

Confiante
Ao Jornal do Sudoeste o prefeito Marcelo Morais afirmou que toda documentação que comprova a regularidade da empresa CTC já foi protocolada. A obra está paralisada, segundo o prefeito “por uma pausa nas operações da usina em Muzambinho, responsável pela produção de massa asfáltica. Faltam em torno de 800 metros para o asfaltamento ser concluído. “O município e os cidadãos não devem ser penalizados pela não conclusão da estrada. Temos confiança no processo e documentação apresentada”, disse.

Análise
A Procuradoria-Geral do município ao manifestar-se esclarece não se opor à continuidade das investigações sobre possíveis irregularidades da empresa CTC, e ressalta que se comprovadas o município tomará medidas administrativas cabíveis. Solicitou que o Ministério Público analise novos documentos apresentados e permita a continuidade das obras.

Copasa
A convite do vereador Juliano Carlos, o Biju, o gerente regional da Copasa em São Sebastião do Paraíso, Sérgio Luís Resende utilizará da tribuna-livre da Câmara para falar sobre a construção da elevatória a ser construída por aquela estatal para atender ao Jardim Diamantina e bairros adjacentes, onde o precioso líquido tem faltado, e gerado constantes reclamações.

Feito milagre
Por oportuno, poderia lhe ser perguntado ao gerente regional quais os planos da Copasa a curto, médio e longo prazos para o abastecimento de Paraíso, que cresceu, e já anunciados novos loteamentos, além dos que estão em andamento. E como se sabe, o volume do Rio Santana é pequeno, e tem sido considerado até verdadeiro milagre, suas águas conseguirem abastecer a cidade.

MEMÓRIA PARAISENSE
Há sete anos (14/09/2016) falecia a Professora, Jornalista, Escritora e Acadêmica Antonieta Símaro Morato Campos (nascida em Brodowski em 1919). Politizada, participou ativamente de campanhas de seu esposo, Geraldo Borges Campos (Peba), barbeiro e líder trabalhista. Foi a primeira mulher a concorrer à Prefeitura de São Sebastião do Paraíso.