CURTAS EDIÇÃO

Curtas

Por: . | Categoria: Cidades | 18-10-2023 06:31 | 2104
Foto: Arquivo

“Cobres” para as Congadas
Audiência pública a ser realizada na próxima segunda-feira, 23, às 13 horas, foi agendada pelo presidente da Câmara, José Luiz das Graças. É para análise e debate de projeto de lei que autoriza o município paraisense conceder auxílio financeiro “os cobres”, para representantes de ternos de Congo e Moçambique e Reinado, com vistas às Congadas no final de ano. Também será analisado alterações na lei que autoriza o município paraisense participar do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Sudoeste Mineiro.

Constituição Federal
A 1.ª Gincana do Saber Mirim Municipal será realizada a partir das 08h30 desta quinta-feira, 19, no plenário da Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso. A competição direcionada para alunos do 8.º Ano do Ensino Fundamental II terá como teste assuntos relacionados à Constituição Federal e assuntos correlatos, e será transmitida ao vivo pela TV Câmara por redes sociais daquela Casa legislativa. Foram convidadas duplas de alunos de todas as escolas municipais de Paraíso. A vencedora representará o município em gincana regional, a ser realizada em Maria da Fé, no Sul do Estado.

Copasa
Ao gerente regional da Copasa, Sérgio Luiz Rezende, que cordialmente atendeu convite da Câmara para tecer explicações sobre medidas a serem implementadas para sanar o problema de desabastecimento de água no Jardim Diamantina e outros nas proximidades, ouviu do vereador Marcos Vitorino, que pelos valores arrecadados pela empresa em Paraíso, ela não poderia ter deixado faltar água no Jardim Diamantina.

Mesma tecla
No mesmo diapasão, vereador Vinício Scarano apontou que a arrecadação da Copasa em Paraíso é lucrativa e ajuda compensar o valor da tarifa em outros municípios. Na opinião do vereador é injusto que paraisenses paguem tarifa alta. Recursos arrecadados no município devem ser reinvestidos aqui. Se isso acontecesse não haveria tantos problemas, sentenciou.

Assustou
O vereador Juliano Carlos (Biju) esteve domingo com seus filhos onde é captada a água no Rio Santana para abastecer Paraíso. Na ida, explicou ao filhote que iam ver de onde chega a água tomada na torneira de sua casa. Ao chegarem ao local e ver a água toda vermelha, Bijuzinho disse “Deus me livre, não vou mais tomar desta água”. Ele não entende que há um processo de tratamento, obtemperou Biju pai.

Cidade Industrial
Audiência pública realizada no plenário da Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso a pedido da concessionária Nascentes das Gerais na tarde de ontem durou por volta de duas horas. Obras que foram mencionadas em sua maioria têm previsão para 2026 – 2027. Algumas pessoas presentes estavam interessadas em saber sobre o esperado acesso ao bairro Cidade Industrial, não contentes, fizeram questiona-mentos. E acabou ficando dito pelo não dito.

Tentou
A impressão deixada, segundo um observador, é que houve a intenção de se mostrar algumas obras previstas, inclusive o trechinho faltante de asfalto do acesso da BR 265 até onde se inicia a pavimentação feita pelo município com destino a Guardinha. O prefeito Marcelo Morais, de microfone em punho tentou acalmar os ânimos, e também se mostrou decepcionado com a audiência.

MEMÓRIA PARAISENSE
Em 18 de outubro de 1882, portanto há 139 anos, o Jornal Mercantil, de Petrópolis (RJ) estampou a seguinte nota: “Ações boas – O senhor José Theodoro de Souza, falecido em São Sebastião do Paraíso, deixou livres os seus escravos, Manuel e sua mulher, Firmiano e sua mulher e a cada um legou 100 mil Réis, e todos os outros seus escravos 10 Réis para cada um”.