ESPECIAL 202 ANOS DE PARAÍSO

Metrus Engenharia completa 30 anos

Por: Nelson Duarte | Categoria: Cidades | 24-10-2023 20:49 | 2394
Diretores da Metrus Engenharia, engenheiros Álvaro Abrão Filho e Cassius Malaguti
Diretores da Metrus Engenharia, engenheiros Álvaro Abrão Filho e Cassius Malaguti Foto: Reprodução

Em junho de 1993, recém-formado, o Engenheiro Civil Cassius Malaguti foi em busca de estágio. Conseguiu com o também Engenheiro Civil Álvaro Abrão Filho, que trabalhava em uma empresa local de construção civil, onde se conheceram. Cinco meses depois já eram sócios e iniciaram a história de trabalho da Metrus Engenharia Ltda, que no dia 1.º de novembro completa 30 anos.

Uma trajetória exitosa, vinda de um crescimento constante que prima-se pela qualidade das obras (a melhor possível), dentro do melhor prazo e custo, e nesses 30 anos já são mais de 250 mil metros quadrados de obras construídas.

"Iniciamos as atividades em uma casa na Avenida Dr. Delfim Moreira, cedida graciosamente por meu avô, José Diogo Pereira, onde ficamos por dois anos. A empresa foi crescendo, houve necessidade de local mais amplo e nos transferimos para onde estamos há 28 anos, na confluência das Ruas Soares Neto com Tiradentes, imóvel que foi residência dos pais do Alvinho", disse Cassius Malaguti.

A primeira obra, conforme explica Álvaro Abrão Filho, foi uma casa na zona rural, na fazenda do médico Dr. Nelson José da Silva. Naquela ocasião, José Carlos Marinzeck era presidente do Ouro Verde Tênis Clube e nos contratou para construirmos o quiosque de concreto armado, que foi um grande desafio.

Outra obra marcante, bem no início das atividades da Metrus, foi por volta de 1994, quando houve uma enchente no córrego que passa pela Estância Termópolis. Esse dia a chuva estava muito intensa, e levou parte do canal que era todo construído em pedras da região, e fomos contratados pelos irmãos Delso e Celso Teixeira Mendes para reconstruir, não apenas para reparar, mas calcular a calha da bacia e alargar o canal, fazendo com que a vazão praticamente dobrasse, recorda-se Alvinho Abrão.

Na sequência, construímos alguns prédios residenciais, fruto de parceria com os irmãos Delson e Celso Teixeira Mendes, na rua José Bernardes Duarte. No mesmo momento iniciamos a construção de três prédios residenciais em Ribeirão Preto, conta.

Nesse meio de tempo surgiram oportunidades no mercado ambiental. Paraíso tinha na década de 90, quinze curtumes que precisavam se adequar quanto ao tratamento de efluentes. A Metrus construiu estações de tratamento, inicialmente em Paraíso, depois em outros municípios mineiros. Isso lhe oportunizou também atender o segmento de laticínios. "E não paramos mais, construímos mais de 200 estações, incluindo adequações em postos de combustíveis, laticínios, frigoríficos, curtumes, acabadoras e propriedades rurais", salientam. "Desde 2011 nos aprimoramos na construção de galpões industriais e comerciais para diversos setores como lojas de superatacados, centros de distribuição, armazéns e serviços", complementam.

A Metrus também teve a oportunidade de atuar na construção de obras para o setor sucroalcooleiro, usinas de açúcar e álcool, mas nunca deixou de dedicar-se às construções residenciais, mercado em que se aprimorou, notadamente em construções de médio e alto padrão. À medida em que o mercado imobiliário foi se aquecendo, se intensificaram essas construções, principalmente depois que foi lançado em Paraíso loteamentos de alto padrão. "Mais recentemente fizemos parceria para construir um prédio residencial de alto-padrão na Rua Padre Benatti, esquina com a Dr. Placidino Brigagão", enfatizam os diretores da Metrus.

Cassius lembra que toda construção tem uma série de etapas, e cada uma dessas etapas tem suas técnicas, seus macetes e características. Desde a escolha de terreno, escolha de funcionários, projetos, marcação de divisas e fundações, aterros e desaterros, arrimos, estruturas, instalações elétricas, hidráulicas, revestimentos e acabamentos, e ultimamente a inclusão de automação. São etapas que procuramos nos especializar para trazer as melhores soluções, afirma.

Nesses trinta anos, tivemos momentos positivos e também negativos, admitem os diretores da Metrus. "Encontramos dificuldades com obras públicas. Chegamos trabalhar nesse segmento, mas observamos que não tínhamos essa vocação, mercado que não é o nosso. Mas serviu de aprendizado. Como pontos positivos destacamos diversos amigos e parceiros que nos ajudaram fechar bons e grandes empreendimentos. Tivemos a oportunidade de participar de obras grandes, como usinas, superatacados, centros de distribuição e obras prediais, onde agradecemos a esses clientes, parceiros que confiaram e confiam na gente e continuamos trabalhando para eles até hoje.

Estamos muito felizes com esses trinta anos da boa prática da verdadeira engenharia. Já passamos por diversas dificuldades que envolvem a área da engenharia sob todos os aspectos, e conseguimos supera-las, sair fortalecidos e mais experientes e convictos de um futuro ainda mais promissor. Assim, agradecemos a todos nossos parceiros, clientes e colaboradores que ajudaram e têm nos ajudado chegar nessa marca, e fazer da Metrus Engenharia o que a empresa é hoje, concluem.

Equipe Metrus Engenharia: Bruno, Gleyton, Cássius, Álvoro, Sarah e Brendo
Escritório na rua Soares Neto, 777