Ilegal
Carece esclarecimentos, e serão solicitados à Gerência de Trânsito e Transporte de São Sebastião do Paraíso, sobre notificações de penalidades de multa de trânsito enviadas para endereço que não é do proprietário de veículo automotor autuado. Não é o que consta, e nunca constou na documentação do veículo, nem do domicílio do proprietário. E o mais curioso é que a notificação de autuação para conhecimento e possível defesa prévia, conforme previsto em lei, não chegou. Somente a multa.
Aplausos
Parceria elogiável a da ACISSP, Associação Comercial e Industrial e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Sebastião do Paraíso no projeto “Arborizando Paraíso”, que tem como escopo incentivar empresários do município a colaborar com o plantio de árvores em diversos pontos da cidade. Na véspera do no aniversário da cidade, como passo inicial, árvores foram plantadas nas praças São José e Nossa Senhora Aparecida.
Importância
O plantio é necessário, e de igual maneira é preciso se cuidar do trato, da manutenção das árvores. E demanda agilidade porque muitas vem sendo tomadas por ervas daninhas há muito tempo, e possivelmente por doenças. E isso ocorre por vias públicas e praças da cidade. A importância de uma cidade arborizada é incalculável. Exemplo disso é que uma associação que envolve engenheiros em Ribeirão Preto através de estudos pretende com o plantio de árvores conseguir abaixar em pelo menos três graus, a temperatura média naquela cidade.
É lei
Já é lei: “Dia de Doar” inclui Paraíso em movimento solidário internacional. Pensando em criar uma cidade mais generosa, voluntária e solidária, a Lei municipal nº 5077, publicada dia 17 de outubro deste ano, cria o “Dia de Doar”, a ser celebrado na terça-feira subsequente ao Dia Nacional de Ação de Graças (quarta quinta-feira do mês de novembro). A iniciativa é do vereador Vinício Scarano. Além de enfocar a solidariedade, especialmente com as organizações sem fins lucrativos, a data também tem o objetivo de promover a cultura de doação; incentivar a promoção de atividades relacionadas ao Dia de Doar nos órgãos públicos
Cultural
Para Vinício o Brasil “não tem como elemento cultural a doação, se compararmos com outros países em que a filantropia apoia escolas, universidades, museus, teatros e diversas atividades educacionais e artísticas, bem como causas sociais e ambientais, dentre tantas outras. Este hábito de doar enriquece e é um dos pilares de países desenvolvidos. Este propósito, contribuiria, sem dúvidas para um país mais próspero e solidário”, enfatiza Vinício.
Café
Na próxima terça-feira (31), o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade Federal de Lavras (Ictin/UFLA), em São Sebastião do Paraíso, será sede do 1º Encontro Café com Inovação. Organizado pelo Núcleo de Inovação e Tecnologia de São Sebastião do Paraíso (NiteSSP), com a participação do grupo Sudoeste de Minas, o Café com Inovação tem como público não apenas a comunidade acadêmica, mas também a comunidade externa, com foco especial nas pessoas envolvidas na produção de café de toda a região.
Exigidos
A exigência do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) de 2023 começa na próxima quarta-feira (1/11) para automóveis com finais de placa 7, 8, 9 e 0. Veículos com finais de placa 1, 2 e 3 tiveram prazo para licenciamento até o dia 31/8. Já os automotores com finais de placa 4, 5 e 6 tiveram até o dia 30/9 para renovar o documento. Para ter acesso ao CRLV 2023, o Imposto de Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), o seguro obrigatório anterior a 2021, a Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV) e eventuais multas devem estar quitados. O veículo também não pode ter restrições judiciais ou administrativas que impeçam a emissão do documento.
MEMÓRIA PARAISENSE
No dia 28 de outubro de 1932 (portanto há 91 anos), o engenheiro Dr. Paulo de Andrade Costa tomou posse como o 24.º prefeito de São Sebastião do Paraíso. Nomeado em comissão pelo Governo do estado, tendo em vista a renúncia de José de Oliveira Resende, seu mandato foi até 4 de junho de 1933. Consta que, após seu mandato, foi designado como diretor da Escola de Engenharia da Universidade de Minas Gerais, em Belo Horizonte.