Nesta semana, foi iniciada a etapa 2023-2024 do projeto “Arborizando Paraíso”. A ação é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso (ACISSP) que vai incentivar empresários da cidade a colaborar com o plantio de árvores em diversos pontos da cidade.
A primeira ação do projeto ocorreu na terça-feira, 24, véspera do aniversário de Paraíso, quando diversas árvores foram plantadas nas praças do Largo São José e Nossa Senhora Aparecida. O evento teve a participação especial de alunos da Escola Estadual Coronel José Cândido, que auxiliaram no plantio das mudas.
Renan Jorge Preto, secretário municipal de Meio Ambiente, explica que a nova etapa do “Arborizando Paraíso” tem como objetivo fomentar ainda mais o trabalho que foi iniciado pela atual gestão em 2021. “Estamos focados em arborizar novas áreas da cidade, contando com o suporte da iniciativa privada. Selecionamos bairros do município que apresentam boas condições para a arborização e que realmente necessitam de mais árvores. Esses bairros possuem calçadas largas e boa iluminação, o que é fundamental para o sucesso do projeto”, destaca.
O secretário também detalha como a iniciativa privada pode participar do projeto. “As mudas utilizadas são produzidas no Parque da Serrinha e as empresas podem custear o plantio e a manutenção dessas mudas por um ano. Como forma de reconhecimento, as marcas dos patrocinadores serão exibidas em etiquetas fixadas nas mudas, permanecendo visíveis durante todo o processo de crescimento da planta”, explica o responsável pela pasta de Meio Ambiente.
Matheus Colombaroli, presidente da ACISSP, compartilha a gênese do projeto e enfatiza a importância do envolvimento comunitário. “A ideia para o projeto surgiu quando percebi a ausência de árvores em várias ruas da cidade. Decidimos, então, mobilizar o empresariado local para mudar essa realidade. A prefeitura ficou responsável pelo mapeamento das áreas e pelo fornecimento das mudas, enquanto a ACISSP e as empresas patrocinadoras assumirão o plantio e a manutenção inicial. É crucial que a comunidade também faça sua parte, cuidando das árvores plantadas nas calçadas”, comenta.
O presidente da Acissp também aponta os ganhos ambientais e sociais do projeto. “A comunidade se beneficiará com a presença de mais árvores, que contribuirão para a melhoria do clima local e embelezamento da cidade. Para as empresas, o apoio ao projeto representa um alinhamento com práticas ESG, principalmente para aquelas envolvidas com comércio internacional”, finaliza Colombaroli.
Por fim, o secretário Renan afirma que a nova etapa do “Arborizando Paraíso” representa um passo importante para o município “em direção a um futuro mais equilibrado e comprometido com a sustentabilidade, envolvendo diferentes setores da sociedade em uma ação conjunta para revitalizar os espaços urbanos e promover uma melhor qualidade de vida na cidade”. Os empresários interessados em participar da ação podem entrar em contato com a Acissp pelo telefone 3539-4400.